Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Por quanto tempo posso deixar a comida congelada? Descubra se já é hora de jogar os potes do freezer fora
Guia Culinário 13/12/2018

Por quanto tempo posso deixar a comida congelada? Descubra se já é hora de jogar os potes do freezer fora

Congelar alimentos e refeições pode ser uma mão na roda na hora para manter uma alimentação mais saudável, já que a temperatura baixa permite que os ingredientes crus continuem frescos por muito mais tempo. E levar os pratos já prontos ao congelador te ajuda a programar melhor a alimentação da sua família, pois é só reaquecer a refeição algumas horas antes de comer. Apesar de retardar o desenvolvimento de bactérias, o congelamento não permite que você armazene os alimentos para sempre. Mantê-los em baixa temperatura por muito tempo pode acabar mudando textura, aparência e qualidade dos ingredientes. Confira abaixo quantos meses você pode deixar sua comida congelada antes dela perder qualidade ou sabor.

Carnes podem ficar mais tempo guardadas se estiverem cruas

Peças de carne vermelha e frangos inteiros podem ficar dentro do seu congelador por até um ano se forem pouco manuseadas. Esse tempo cai significativamente se a peça de carne for cortada em bifes ou se o frango for cortado. Bifes podem ser guardados por até seis meses e os cortes de frango podem ser guardados por nove meses. Não tempere os cortes antes congelar, já que o sabor pode ser alterado durante o tempo no freezer.

Peixes têm tempo de congelamento diferenciado

Diferente das outras proteínas animais, o tempo de congelamento da carne de peixe pode variar de acordo com a quantidade de gordura presente nos cortes. Os mais gordurosos, como salmão, atum e anchova, podem ser guardados por até três meses. As espécies mais magras – bacalhau, corvina, pescada e tainha – podem ser armazenadas por até seis meses sem problema. Caso eles sejam congelados após cozidos, podem ser mantidos no congelador por até seis meses. Já os filés grelhados, por até dois meses.

Frutos do mar: cada um tem um tempo de validade

Além dos peixes, os frutos do mar também têm prazos de validade, que muda de acordo com o tipo de animal. Os camarões, por exemplo, podem ser guardados entre três e seis meses. Já as lagostas podem ser congeladas por até um ano. Caranguejos podem ser conservados por dez meses, enquanto os mariscos por até três meses. Os polvos também podem ser congelados, mas devem ter os tentáculos cortados e o corpo picado. Antes de congelar, ferva os alimentos e os resfrie em água fria.

Você também pode congelar alguns pratos já prontos

Pratos baseados em massas podem ser guardados por até três meses. Tome cuidado com o recipiente onde eles serão colocados: se as massas já estiverem com molho, use potes de vidro. As pizzas caseiras também podem ser congeladas. A massa deve ser pré-assada por cinco minutos. Espere esfriar, coloque o molho e o recheio e leve para congelar numa fôrma reta por três horas. Retire do congelador, embrulhe em papel filme e em papel alumínio. Na parte de fora, anote o sabor da pizza e a data em que foi feita. Ela pode ser guardada por três meses.

Legumes podem ser congelados por até um ano

O congelamento dos vegetais deve ser feito com eles já picados e descascados. Abóboras, cenouras, espinafres, beterrabas, couves-flor, brócolis, berinjelas e acelgas devem ser fervidas antes de irem para o freezer. É importante não deixá-las cozinhar completamente, para que elas não percam nutrientes na água.