Limpeza

Como limpar janelas: 7 dicas para não acumular poeira

O limpa vidros é eficiente em janelas que não têm contato com a gordura
O limpa vidros é eficiente em janelas que não têm contato com a gordura

As janelas são a parte da casa muitas vezes esquecida ou deixada para depois na hora da faxina. Entretanto, saber como cuidar delas é essencial para uma limpeza eficiente. Se o maior inimigo das suas é a poeira ou a gordura, não sabemos. Mas preparamos 7 dicas incríveis para você nunca mais ter problemas na hora de limpar as suas! Preparado?

1. Use os produtos certos para não falhar na limpeza

As janelas precisam ser limpas com produtos que não danifiquem o vidro ou o entorno. Se ela for de madeira, provavelmente lavá-las com água não será uma boa opção. Já se o envoltório for de alumínio, o produto não pode manchá-lo. Dê preferência ao álcool, ao limpa vidros ou misturas como água e vinagre branco, que deixarão a superfície brilhando.

2. Tire a poeira antes de usar produtos

É muito importante que antes de começar a usar os produtos corretos, você saiba a ordem correta de limpeza. Tire toda a poeira antes de usar o álcool ou o limpa vidros. Os produtos de limpeza, se colocados diretamente no vidro, podem criar uma espécie de película, que impede que a poeira saia.

3. Opte por panos macios e flanelas

Os panos macios ou flanelas são ideais para tirar a limpeza porque eles aderem à poeira, fazendo com que ela "grude" no pano. Nunca use espanador, pois ele apenas espalha a sujeira de um lado para outro e acaba não limpando nada.

4. Limpa vidros serve apenas para vidros não expostos à gordura

Muita gente acha que o limpa vidros serve para a limpeza de qualquer vidro, mas não é bem assim. Para janelas de ambientes muito engordurados, como a cozinha, por exemplo, o produto não será eficiente. É preciso limpá-lo primeiro com um desengordurante, como o detergente, antes de passar o produto final.

5. Lave as janelas em dias nublados

Os dias de sol podem parecer perfeitos para fazer a limpeza das janelas, mas o ideal é que elas sejam limpas em dias nublados. A luz solar incidindo diretamente na janela faz com que os produtos aplicados sequem antes que você possa polir os vidros, o que faz com que eles fiquem com aquelas manchas de água que ninguém quer.

6. Procure polir as janelas com papel toalha

Essa dica é incrível se quiser deixar os vidros brilhando. Usar o papel toalha após aplicar o produto de limpeza finaliza o polimento e dá brilho às janelas, sem deixar nenhum rastro de poeira, fazendo com que elas fiquem novinhas em folha.

7. Deixe as janelas abertas

O melhor modo de não acumular poeira nas janelas (nem em nenhuma área da casa) é arejá-la. Deixe-as abertas todos os dias por algumas horas para não acumular poeira. Isso evita que o ambiente sofra com excesso de umidade e, consequentemente, com o mofo.

Matérias: Limpeza

Ver mais