Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar cooktop e deixar o fogão de indução livre de gordura
Meu Lar 07/11/2019

Como limpar cooktop e deixar o fogão de indução livre de gordura

Quando se trata de fazer uma faxina na cozinha, é importante que você limpe não apenas pisos, bancadas e móveis, mas também faça uma limpeza mais caprichada nos eletrodomésticos. É necessário limpar a geladeira interna e externamente, o micro-ondas e, claro, o fogão ou cooktop (que acumulam muita gordura e sujeira durante o cozimento). Para te ajudar nesse assunto, nós preparamos um passo a passo de como limpar cooktop e, assim, livrar o aparelho da gordura. Confira!

Sempre faça uma limpeza superficial após usar o cooktop

O principal segredo para conservar o cooktop – e impedir que ele acumule gordura – é fazer uma limpeza superficial sempre que terminar de cozinhar. Assim, você remove restos de comida e respingos de óleo ou azeite que ficam na base do fogão. Para fazer essa limpeza mais rápida, basta usar uma flanela de microfibra com um pouco de desengordurante. Esfregue bem a base do fogão para tirar bem as gorduras e prontinho!

O lado bom do cooktop por indução é que ele não possui grades (uma vez que a panela fica em contato direto com a base). Esse diferencial facilita mais na hora da limpeza, pois você não precisa remover as grades ou deixá-las de molho (como acontece com o fogão tradicional). Bem simples, né?

Faça uma limpeza mais aprofundada uma vez por semana

Além de fazer uma limpeza superficial no dia a dia, é importante partir para uma faxina mais completa de vez em quando – limpando também os botões e usando produtos específicos. Vale destacar que a maioria dos cooktops possui uma base de vidro e, por isso, a limpeza acaba sendo mais fácil.

Para fazer a lavagem, coloque um pouco de detergente (ou desengordurante específico), esfregue com o lado macio da esponja e, depois, enxágue com água morna. Você deve repetir o procedimento até que a superfície esteja 100% limpa. Depois é só secar tudo com um pano macio e prontinho!

Mas cuidado: o vidro é muito fácil de arranhar e, por isso, você nunca deve usar palha de aço ou faca para remover manchas ou alimentos grudados. Caso seja necessário limpar alguma comida seca, por exemplo, o ideal é colocar água quente + desengordurante até que ela amoleça e saia com facilidade.

Cooktops a gás podem ser limpos da mesma forma que o fogão tradicional

Além dos cooktops elétricos (que funcionam por um sistema de indução), existem também modelos a gás que são bem parecidos com o fogão tradicional. Nesse vaso, a limpeza será um pouco mais trabalhosa – pois, além de limpar a base do eletrodoméstico, você também precisa lavar as grades e o interior dos queimadores.

O ideal é que você deixe todas as partes desmontáveis de molho em uma solução com água quente + detergente e, então, limpe a base com bastante capricho (basta usar desengordurante e uma esponja). Depois, seque bem as grades e os botões e reencaixe tudo em seu devido lugar. Assim, não tem erro!

Veja mais