Organização

5 hábitos para manter a cozinha sempre organizada

Arrumar os utensílios de forma funcional ajuda a manter a cozinha organizada
Arrumar os utensílios de forma funcional ajuda a manter a cozinha organizada

A cozinha é uma das principais partes da casa, e é onde os amantes da culinária passam boa parte do dia. Ela estar organizada é fundamental não só para a arrumação, mas principalmente para que o dono ou dona de casa ganhe tempo e evite que as coisas se percam. Para isso, é importante criar bons hábitos para que o espaço se mantenha organizado depois da faxina. Se a sua cozinha é uma bagunça, confira o que fazer para deixá-la sempre a postos e sem risco de perder nada.

1. Armazene tudo em potes transparentes

Só de guardar os mantimentos - arroz, feijão, café, milho etc. - em potes, o ambiente já fica muito melhor, mas armazená-los em recipientes transparentes aumenta ainda mais a organização. Isso porque você não vai precisar abrir cada pote para ver o que tem dentro - a transparência te mostra exatamente o que você precisa. Esse hábito vale para quem é esquecido e não lembra onde guardou as coisas. Também é bom lembrar que potes quadrados ocupam menos espaço que os redondos.

2. Organize tudo em áreas funcionais

Separe seus utensílios de cozinha por funções. Os copos e taças devem ficar próximos às xícaras. Talheres devem ficar em gavetas próximas a utensílios como concha, escumadeira e afins. Panelas devem ter um espaço só para elas. Isso vai facilitar na hora de cozinhar e diminuir a poluição visual que os objetos misturados podem causar.

3. Alinhe as coisas do menor para o maior

Quando houver potes ou utensílios na pia ou na parede, alinhe-os do menor para o maior. Esse hábito não só facilita o seu acesso na hora de cozinhar, como traz a sensação de organização. Visualmente, a disposição dos utensílios fica mais agradável e você consegue achar o que precisa com mais facilidade.

4. Deixe o que mais usa sempre à mão

Usa muito o pegador de macarrão? Luva térmica? Condimentos como sal e pimenta estão sempre na sua comida? Se sim, eles devem estar próximos e bem visíveis no armário. Isso evita que você saia procurando as coisas que precisa pela cozinha inteira e, inevitavelmente, desperdice tempo e bagunce arrumação que fez.

5. Otimize os espaços

Otimizar espaços é mais do que necessário, principalmente para quem tem uma cozinha pequena. Usar a parede da cozinha para guardar utensílios, cantoneiras, prateleiras e separadores de gaveta são boas alternativas para desentulhar os utensílios do armário e melhorar o aproveitamento de espaço na sua cozinha.

Matérias: Organização

Ver mais