Limpeza

Como desentupir fogão sozinho e poupar a grana do conserto do aparelho

A boca do fogão pode ser desentupida com passos simples, utilizando apenas uma agulha
A boca do fogão pode ser desentupida com passos simples, utilizando apenas uma agulha

Você chega empolgado em casa, decide fazer aquela receita para o jantar e... Surpresa! Uma das bocas do seu fogão não está funcionando. Antes de chamar alguém para consertar o fogão ou economizar para comprar um novo, é bom pensar que talvez ele esteja entupido. Para resolver o problema, não precisa contratar nenhum conserto caro. Com passos simples, você pode fazer isso em poucos minutos e sozinho. Quer aprender? Então se liga no nosso passo a passo!

Passo 1: Limpe o fogão

Antes de qualquer coisa, é importante limpar o fogão para tirar toda a gordura, sujeira e possíveis resquícios de alimentos. Caso contrário, ao abrir os orifícios do fogão o tiro pode sair pela culatra e a sujeira acumulada corre o risco de entupir ainda mais o fogão.

Passo 2: Desmonte todas as bocas entupidas

Tire todas as partes das bocas entupidas, até que fique apenas o orifício. Aproveite para fazer uma boa limpeza nessas partes também, secando bem antes de colocá-las novamente nos orifícios.

Passo 3: Utilize uma agulha

Há agulhas específicas para esse tipo de procedimento com o fogão - elas são vendidas em armarinhos ou lojas de produtos para eletrodomésticos - mas você pode usar uma agulha de costura, daquelas fininhas mesmo. Coloque-a totalmente dentro do orifício do fogão e vá mexendo a agulha em movimentos circulares, até sentir que está tudo limpo.

Passo 4: Recoloque a boca e teste

Terminado o passo 3, monte a boca novamente no fogão e acenda. Provavelmente ela já estará funcionando perfeitamente, o que pode ser percebido pela chama azul. Se, pelo contrário, ao acender ela estiver alaranjada ou amarelada, ele ainda pode estar um pouco entupido. Nesse caso, repita a operação.

Conserve seu fogão com cuidados diários

O entupimento pode ocorrer naturalmente devido ao uso contínuo, mas também pode significar que a limpeza não está sendo feita corretamente. Procure limpar o seu fogão sempre que cozinhar, com um desengordurante e esponja ou um pano macio, dependendo do material do seu fogão. Para evitar a sujeira e facilitar limpezas futuras, você também pode usar um protetor para fogão.

Matérias: Limpeza

Ver mais