Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como lavar uniforme escolar infantil rápido e sem danificar as peças
Cuide Bem 17/02/2022

Como lavar uniforme escolar infantil rápido e sem danificar as peças

É bastante comum que o uniforme escolar das crianças fique encardido e desgastado com o tempo. Na escola, as crianças menores acabam tendo contato com tintas e canetas que podem te dar um trabalho extra na hora de lavar. Afinal, os uniformes têm certos detalhes que não podem ser danificados, como o emblema da escola, por exemplo. Por isso, é importante tomar alguns cuidados e fazer uma lavagem mais caprichada sempre que necessário – basta usar os produtos certos, como sabão neutro e tira manchas. Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos dicas de como lavar uniforme de escola em poucos passos. Dá uma olhada!

Como lavar uniforme escolar de forma simples

Para tirar manchas de encardido, de terra, respingos de comida e outras sujeiras do uniforme escolar infantil, é necessário preparar uma solução desengordurante e, então, deixar as peças de molho por um tempo. Esse processo é importante para evitar que as manchas fiquem definitivas e também deixar o tecido com um cheirinho mais agradável. Confira o nosso passo a passo:

Faça uma solução de água e sabão e deixe a peça de molho

1. Em um balde, coloque 3 litros de água morna (levemente aquecida), junte 1 xícara de vinagre branco, 1 tampinha de lava roupas Qualitá (ou sabão líquido), e agite a solução;

2. Deixe o uniforme da escola submerso nessa mistura por 20 minutos;

3. Passado esse tempo, esfregue bem o tecido e utilize uma escova para esfregar pontos específicos, se necessário;

4. Enxágue bem a peça e confira se todas as manchas realmente saíram;

5. Encha novamente um balde com água, adicione um pouco de amaciante e agite um pouco a solução. Deixe o uniforme de molho por 5 minutos, enxágue bem e prontinho!

Obs.: depois de deixar o uniforme de molho na solução de sabão e água, você também pode lavá-lo direto na máquina de lavar. Essa é uma alternativa menos trabalhosa e também eficiente.

Utilize um tira manchas para fazer uma pré-lavagem

Caso a camisa de uniforme esteja com manchas mais resistentes – como de desodorante, por exemplo -, uma boa dica é recorrer ao tira manchas Qualitá. Nesse caso, o mais indicado é fazer uma etapa de pré-lavagem do uniforme, removendo primeiro as sujeiras mais impregnadas.

Primeiro, leia as instruções presentes na embalagem do tira manchas para não errar no processo. Geralmente, o indicado é encher um balde de água, adicionar um pouco do produto e, então, deixar a roupa de molho por cerca de 15 minutos. Depois, esfregue os pontos mais sujos – use uma escova de dentes velha, se necessário – e lave a peça normalmente em seguida.

Você também pode usar o detergente pré-lavagem Qualitá, que serve tanto para roupas brancas quanto coloridas. Aqui, basta encher um recipiente de água, diluir o produto e também deixar o uniforme de molho por entre 15 e 20 minutos. Depois é só lavar normalmente (usando apenas sabão), enxaguar e prontinho!

Coloque o uniforme escolar para secar em cabides

Para que o uniforme escolar já seque de forma esticada, uma boa dica é pendurá-lo em cabides logo após a lavagem. Assim, as camisas, shorts, calças, saias e outras peças não ficam tão amassadas, o que facilita bastante o processo de passar roupa. Algumas peças, inclusive, nem precisam ser passadas caso sejam atendidas dessa maneira.