Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tira manchas: quais os tipos e como usá-los
Cuide Bem 26/10/2021

Tira manchas: quais os tipos e como usá-los

Quando se trata de tirar manchas de vinho, café, sangue, urina, maquiagem e outras sujeiras das roupas, a melhor opção é recorrer ao tira manchas – um produto feito geralmente à base de peróxido de hidrogênio, que é uma substância oxidante altamente limpante.

O tira manchas (em pó, líquido ou em gel) costuma agir da seguinte maneira: ao entrar em contato com a água, ocorre uma reação química e, assim, formam-se bolhas efervescentes capazes de remover diferentes manchas. No final, a sujeira costuma sair por completo e de forma bem mais rápida, sem exigir esforço. Bem bacana, né? Aqui, nós listamos diferentes opções de tira manchas – inclusive misturas caseiras – que são muito úteis para ter na lavanderia. Dá uma olhada!

Como escolher o tipo de tira manchas ideal?

Se você está em dúvida sobre qual tipo de tira manchas comprar, a nossa dica é avaliar o material que precisa ser limpo – afinal, o tira manchas em pó pode ser mais fácil de aplicar em estofados, por exemplo. Mas vale destacar que todas as versões do produto servem para todos os tipos de lavagem, apenas são mais eficazes dependendo da situação. Confira as nossas dicas:

Tira manchas em pó é ótimo para limpar cadeiras e poltronas

Para limpar estofados de cadeiras, poltronas e sofás, uma boa dica é optar pelo tira manchas em pó, que geralmente tem mais fácil aderência nesse tipo de material. Para não cometer erros, siga as instruções presentes na embalagem do produto, ok?

Normalmente, você deve dissolver o pó em uma quantidade determinada de água e, então, aplicar no local sujo. Esfregue com um pano, uma esponja ou escova e respeite o tempo de ação do produto (que costuma ser entre 10 e 15 minutos). No final, você pode tirar o excesso com pano úmido, passar um aspirador de pó e deixar secar normalmente.

Obs.: O tira manchas em pó também pode ser usado para lavar roupas e diferentes peças, pois surte o mesmo efeito que as demais versões.

Tira manchas líquido é ótimo para lavar roupas de forma mais abrangente

Caso você queira remover sujeiras maiores ou apenas fazer uma pré-lavagem das roupas, a nossa dica é usar o tira manchas líquido, que é fácil de dissolver na água e muito útil para deixar peças de molho. Aqui, a nossa dica é também lembrar de conferir as instruções do produto.

Deixe a roupa manchada de molho na solução com o tira manchas por entre 15 ou 20 minutos, depois esfregue a sujeira pontualmente (pode usar uma escova de dentes velha) e faça a lavagem normalmente. Você também pode usar esse tipo de tira manchas para outras funções – inclusive para a limpeza de estofados.

Tira manchas em gel é mais fácil de aplicar em manchas pontuais

Que tal usar o tira manchas em gel para tirar manchas mais pontuais e específicas? Por ter uma textura mais consistente que a versão líquida, esse tipo de produto tem uma fácil aplicação e é bem eficiente. Seu sistema de ação é igual ao dos demais – tendo em vista que ele forma bolhas efervescentes capazes de remover sujeiras profundas. Lembre-se de seguir as instruções do produto para não cometer erros, ok?

Tira manchas caseiro: mistura de bicarbonato de sódio e água é bem eficiente

Você sabia que também é possível fazer uma espécie de tira manchas caseiro à base de bicarbonato de sódio? Esse produto tem a capacidade de absorver a sujeira para si, limpando roupas e estofados com facilidade.

Aqui, o ideal é que você misture 1 colher de bicarbonato com 2 de água, seguindo essa proporção para fazer quantidades maiores se necessário. Aplique essa mistura no local manchado, deixe agir por entre 15 e 30 minutos e, depois, lave o tecido normalmente. Caso seja uma poltrona ou sofá, você deve usar um aspirador de pó para tirar todo o bicarbonato e deixar secar normalmente.

Recorra à clássica solução de vinagre e bicarbonato de sódio

Em vez de fazer apenas uma pasta de bicarbonato de sódio, outra dica interessante é misturar o produto com vinagre branco. Essa solução é considerada uma das mais poderosas, pois gera uma reação química altamente desengordurante, que é ótima para tirar diferentes tipos de manchas. Para deixar a solução ainda mais potente, você pode adicionar um pouco de detergente e sabão. Fica a dica!

Veja mais