Lavanderia

Como tirar encardido de uniforme escolar

Para tirar encardido de uniforme você deve deixar a roupa de molho em uma solução específica e, depois, lavá-la normalmente
Para tirar encardido de uniforme você deve deixar a roupa de molho em uma solução específica e, depois, lavá-la normalmente

O retorno das aulas escolares é um momento agitado não só para as crianças, mas também para os pais, né? É necessário comprar material (livros, cadernos, lápis etc.), organizar a mochila, o cardápio das merendas e, claro, conferir o uniforme escolar.

Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas incríveis para a limpeza e manutenção do uniforme dos pequenos. É normal, por exemplo, que a roupa fique encardida e desgastada com o tempo (afinal, estamos lidando com crianças, não é mesmo?). A boa notícia é que existem truques para amenizar esse tipo de problema. Dá uma olhada!

Passo a passo para desencardir o uniforme

Para tirar manchas encardidas e sujeiras do uniforme escolar, você precisa recorrer a alguns produtos específicos (não adianta apenas fazer uma lavagem comum). O ideal, por exemplo, é deixar as peças de molho e, depois, lavar até que as manchas saiam por completo. Dá uma olhada no passo a passo:

1. Antes de tudo, prepare uma solução para desencardir o uniforme, usando água morna, sabão, bicarbonato de sódio e vinagre. Prepare essa mistura em um balde e deixe a roupa submersa durante uma hora;

2. Após deixar o uniforme de molho, você deve realizar a devida lavagem das peças. O ideal é que você as coloque na máquina com outras roupas de mesma cor e material. Vale destacar que os uniformes são geralmente feitos de algodão;

Obs.: Você também pode optar por lavar o uniforme à mão, usando sabão neutro e esfregando (com uma escova própria) os pontos mais encardidos.

3. Depois de lavado, o uniforme deve ficar estendido no varal até que seque completamente. No entanto, caso você perceba alguma mancha no tecido, a nossa dica é recorrer a um tira manchas. Aplique o produto no local, deixe-o atuando por uns 20 minutos e depois lave o tecido novamente com sabão.

Cuidados que você precisa tomar durante o processo

Para não errar no processo de lavagem do uniforme, é muito importante que você tome alguns cuidados. Caso as roupas fiquem de molho por muito tempo, por exemplo, elas podem ficar danificadas e com cheiro ruim a longo prazo. Por isso, o ideal é que você as deixe de molho por, no máximo, uma ou duas horas.

Além disso, é necessário tomar cuidado para não usar produtos abrasivos (como água sanitária), que causam manchas irreversíveis nas roupas. Para tirar sujeiras (e o aspecto encardido), nossa sugestão é usar apenas a solução que citamos acima (vinagre com bicarbonato de sódio, água e sabão) ou um tira manchas. Bem simples, né?

Matérias: Lavanderia

Ver mais