Lavanderia

Posso deixar roupas de molho por muito tempo? Saiba tudo sobre essa prática de lavanderia

Roupas nunca devem ficar por mais de duas horas de molho, porque a sujeira volta a impregnar na peça
Roupas nunca devem ficar por mais de duas horas de molho, porque a sujeira volta a impregnar na peça

Reza a lenda que para a roupa ficar bem limpa é bom deixá-la de molho de um dia para o outro, para que a sujeira vá embora de uma vez. Será? Muita gente fica na dúvida se vale a pena deixar as peças por um tempo em uma bacia com água e sabão em pó, por quanto tempo ela deve ficar lá e se dá para confiar no molho da máquina de lavar. Se você também não sabe usar o molho a seu favor, não deixe de ler as nossas dicas e saber tudo sobre essa prática!

Nada de molho por mais de duas horas

O molho ideal é aquele que dura entre 45 minutos e duas horas. A intenção natural do molho é se livrar de manchas e sujeiras difíceis, o problema é que, quando a roupa fica submersa no sabão por muito tempo, a sujeira que já se soltou do tecido tinge a água e penetra na peça novamente. Resultado: o que era para limpar acabou sujando mais ainda. O molho eficiente é de no máximo uma hora para roupas escuras e de duas horas para roupas claras.

Cuidado com o cheiro!

Outro inconveniente do molho muito longo é a possibilidade de estragar a roupa. Após muito tempo submersa na água, as peças acabam ficando com um cheiro ruim (semelhante ao do mofo), e será preciso lavar a roupa novamente, já que ela não apenas estará fedendo e como permanece suja. Para economizar tempo, água e produtos de limpeza, nada de esquecer a roupa na água com sabão, ok?

Molho de roupas escuras pode manchar

Algumas peças de cores fortes podem manchar as outras por soltarem sua própria tintura se ficarem de molho durante muito tempo (principalmente no que diz respeito às de cores pretas, vermelhas e roxas). Por isso, nunca coloque roupas claras e escuras no mesmo molho, ou sua camiseta branca pode acabar virando rosa, amarela, marrom...

Como colocar amaciante na peça de molho

Muita gente tem dúvidas na hora de deixar a roupa de molho no amaciante. Se você tiver máquina, é bem mais fácil: a maioria das lavadoras possui um dispenser com compartimento exclusivo para o amaciante, que é liberado no momento exato na lavagem. Mas se você for lavar a roupa no tanque, atenção: o amaciante e o sabão não devem se misturar. Retire todo o sabão, cubra a roupa com água e aí sim coloque o amaciante. O molho também deve ser curtinho: não mais que 15 minutos.

Dá para confiar no molho da máquina?

O molho programado da máquina de lavar é previamente calculado para que não haja manchas, mau cheiro ou que a sujeira fique impregnada novamente na roupa, então pode confiar na sua lavadora e deixar o molho programado. A única coisa que pode dar errado é deixar de molho roupas coloridas e claras na mesma lavagem. Aí já viu, né? A chance de as peças ficarem manchadas é grande! Por isso, lembre-se sempre de separar as peças por tonalidade antes de qualquer lavagem. Assim não tem erro!

Matérias: Lavanderia

Ver mais