Alimentação

Como fazer rocambole doce e salgado? Veja dicas e receitas

Para fazer o rocambole doce, prepare uma massa base com farinha, ovos e açúcar e escolha o recheio de sua preferência
Para fazer o rocambole doce, prepare uma massa base com farinha, ovos e açúcar e escolha o recheio de sua preferência

Conhecido também como torta ou bolo suíço, o rocambole é uma das mais antigas receitas europeias que chegaram ao Brasil durante o período colonial. Embora seja tradicionalmente doce, a sobremesa foi se adaptando ao longo dos anos e começou a ser recheada de carnes, variando em sabor e textura.

Para que você possa prepará-la em casa da sua maneira, nós fizemos um passo a passo de como fazer rocambole doce e salgado, com dicas e receitas de recheios! Confira a matéria:

Como fazer rocambole doce com uma massa base de farinha, ovos e açúcar

Diferente de um bolo de camadas, o rocambole é feito a partir de uma única peça de bolo enrolada junto com o recheio, em forma de cilindro. Assim, as versões doces do lanche podem ser feitas com uma massa base de farinha, ovos e açúcar que, quando recheadas, se transformam em um bolinho.

Você vai precisar de: 4 a 5 claras de ovos, 1 xícara de açúcar refinado, 4 a 5 gemas, 1 colher (sopa) de óleo, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 xícara de farinha de trigo, 1/2 colher (sopa) de fermento, óleo e farinha para untar, 1 folha de papel manteiga e açúcar de confeiteiro para a finalização.

O segredo da receita de rocambole é incorporar os ingredientes pouco a pouco para que a massa fique homogênea. Comece colocando as claras em uma batedeira e bata até formar uma espuma branca. Quando as claras encorparem, acrescente de uma a duas colheres de açúcar e bata novamente até que todo o ingrediente seja incorporado.

Adicione uma gema, bata a massa e coloque mais uma gema, fazendo da mesma forma que o açúcar. Coloque também o óleo, a essência de baunilha e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Bata a massa novamente e acrescente o restante da farinha adicionando mais colheres aos poucos e batendo a massa. Ao final, coloque o fermento e misture rapidamente por 5 segundos, despejando a massa em uma assadeira retangular untada com óleo e farinha.

Leve ao forno médio (180ºC) e preaquecido por aproximadamente 20 minutos. Quando estiver pronto, espere esfriar por 1 minuto e tire a massa da forma com a ajuda de uma espátula. Coloque-a sobre uma folha de papel manteiga (polvilhada com açúcar de confeiteiro) e acrescente o recheio de sua preferência no centro da massa, espalhando ligeiramente para as bordas (tente concentrar o recheio apenas no centro).

Para enrolar o rocambole, posicione o retângulo de frente para você (em pé) e puxe as pontas com a ajuda do papel manteiga, enrolando a massa para dentro e apertando levemente a cada dobra. Quando o rocambole estiver em um formato cilíndrico, corte as pontas da massa para melhorar o acabamento e transfira para um prato!

Recheio de doce de leite

A receita tradicional de rocambole normalmente acompanha o doce de leite como recheio. E para prepará-lo tudo o que você precisa é de 1 lata de leite condensado!

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado (sem rótulo), papel alumínio, água, vinagre (opcional) e gelo.

Embrulhe o leite condensado no papel alumínio até que toda a lata esteja envolvida. Em seguida, aperte bem as pontas, coloque-a deitada na panela de pressão e preencha com água até dois dedos acima do leite condensado. Para evitar que a panela escureça, acrescente também 1 colher (sopa) de vinagre na água.

Leve em fogo alto e deixe cozinhar por pelo menos 30 minutos depois de pegar pressão. Quando estiver pronto, abra a tampa, tire a água quente e preencha toda a panela com cubos de gelo. Acrescente 1 copo de água gelada e deixe repousar por 1 hora até que o conteúdo esfrie totalmente. Depois é só abrir a latinha e usar o recheio na massa de rocambole.

Dica: Para não perder muito tempo na cozinha você também pode comprar o doce de leite pronto que o resultado será o mesmo!

Recheio de goiabada

Outro recheio perfeito para o rocambole doce é a clássica goiabada! E o melhor de tudo é que ela é ainda mais fácil de fazer que doce de leite.

Você vai precisar de: 1 goiabada cascão e água.

Em uma tigela própria para micro-ondas, coloque pedaços finos do doce e acrescente cerca de três dedos de água levando para esquentar no micro-ondas por 30 segundos. Depois, abra o aparelho, mexa com uma colher e, em seguida, acrescente mais um pouquinho de água para esquentar por mais 30 segundos. Você deve repetir esse processo até que a goiabada atinja uma consistência cremosa. Ou, se quiser, compre uma goiabada pronta para utilizar como recheio.

Como fazer rocambole de carne moída (versão salgada do prato)

O rocambole de carne moída recheado com queijo muçarela e presunto é versão salgada mais conhecida do prato e fica tão deliciosa quanto as doces.

Você vai precisar de: 500 g de carne moída, 1 pacote de creme de cebola, cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 folha de papel alumínio, 150 g de presunto e muçarela fatiados e 1/2 xícara de molho de tomate pronto.

Para prepará-lo, comece temperando a carne com creme de cebola, cheiro-verde, sal e pimenta, amassando com as mãos. Depois, com a ajuda de um rolo de massa, abra a carne sobre a folha de papel alumínio até que ela fique com a espessura de mais ou menos 1 cm (lembre-se de deixar o lado brilhoso do alumínio para dentro).

Em seguida, coloque com uma camada de molho de tomate e acrescente as fatias de presunto e queijo espalhando-as ao longo da carne. Com a ajuda do papel alumínio, enrole a massa para dentro (apertando bem as laterais) até formar um bolo de carne. Para finalizar, leve ao forno em temperatura alta (200ºC) por 45 minutos e sirva ainda quentinho.

Matérias: Alimentação

Ver mais