Alimentação

Decoração de bolo: como cortar, nivelar e rechear de forma simples

Para cortar o bolo ao meio de maneira precisa (formando camadas), utilize uma faca de pão
Para cortar o bolo ao meio de maneira precisa (formando camadas), utilize uma faca de pão

A decoração é uma das etapas mais importantes quando o assunto é preparar um bolo perfeito! Além de escolher o recheio que mais combina com a sua massa, você precisa dominar algumas técnicas de preparo que te ajudam a cortar, nivelar e rechear o bolo da maneira certa. E relaxa que não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças, há formas bem simples de aprender todas essas etapas. Vem conferir!

Utilize faca de pão (ou fio de nylon) para cortar o bolo ao meio

Quem trabalha em confeitaria ou tem o hábito de preparar bolos para vender sabe do que estamos falando! A técnica de usar o fio de nylon ou a faca de pão para cortar um bolo ao meio é uma das formas mais assertivas de fazer o corte com precisão.

Para utilizar a faca de pão, o primeiro passo é fazer marcas nas laterais da massa indicando o caminho por onde a lâmina irá passar. Depois, basta colocar uma mão aberta sobre o topo do bolo (pressionando-o levemente para baixo para dar firmeza ao corte) e, com a outra, cortar o bolo com a faca em movimentos de serra.

Utilizar o fio de nylon é um pouquinho mais complicado. Primeiro você precisa marcar a região a ser cortada com palitos (pode ser um palito de churrasco), espetando as laterais do bolo. Em seguida, com um pedaço de fio de nylon bem extenso, envolva o bolo e vá puxando o fio até que ele perfure toda a massa e faça o corte na região delimitada com o palito.

Dica: Para ser ainda mais preciso, realize o corte quando a massa do bolo estiver fria!

Na hora de nivelar o bolo, use uma régua

Se o seu objetivo é fazer um bolo com várias camadas, a régua como sua melhor amiga. Afinal, um bolo bem decorado deve ter as suas camadas devidamente niveladas e, para isso, você precisa medir a altura da massa. Por exemplo: vamos supor que você tenha feito dois bolos, cada um com 5 cm de altura e queira um resultado final de 15 cm (contando com os recheios) e 4 camadas.

A primeira coisa que você deve fazer é cortar cada bolo em 2 partes iguais (medindo a altura de 2.5 cm para cada camada). Marque a primeira camada de um dos bolos, utilize a faca ou o fio de nylon para cortar ao meio, destaque as camadas e depois repita o mesmo processo com o segundo bolo.

Por fim, é só montar as camadas com o recheio - medindo também a sua altura para totalizar os 15 cm. Para fazer o nivelamento dos recheios (de forma que eles não fiquem para fora do bolo), passe uma faca extensa e sem cerdas (ou a lateral de uma espátula bem grande) pelas laterais da massa. É bem simples e não tem erro!

Use uma espátula para rechear o bolo perfeitamente

Rechear o bolo é uma das etapas mais simples de todo o processo: você só precisa de uma colher e uma espátula. Depois de cortar o bolo e dividi-lo em camadas, pegue uma boa quantidade de recheio com uma colher e despeje no centro de uma das metades do bolo. Depois, use uma espátula para espalhar o recheio do meio para as bordas e prontinho!

Bônus: utilize a mesma espátula para espalhar a cobertura

Na hora da finalização do bolo, utilize a mesma espátula para espalhar a cobertura que você tiver preparado! Basta despejar a calda sobre o bolo e passar a espátula logo em seguida delicadamente, deixando a superfície lisa e homogênea.

Matérias: Alimentação

Ver mais