Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As melhores técnicas de cortar bolo ao meio que você precisa conhecer
Guia Culinário 17/07/2019

As melhores técnicas de cortar bolo ao meio que você precisa conhecer

Caso esteja chegando algum evento importante (aniversário, casamento ou chá de bebê, por exemplo) e você tenha se proposto a preparar o bolo, uma boa dica é aprender técnicas de preparo para que o doce fique perfeito. A maioria das pessoas não tem dificuldade na hora de bater e assar a massa – mas, quando se trata de cortar o bolo ao meio para acrescentar algum recheio, algumas dúvidas costumam aparecer.

Para te ajudar nessa tarefa, a gente listou técnicas bem simples para cortar o bolo ao meio (na horizontal) e aplicar o recheio que preferir… brigadeiro, chantilly, doce de leite e por aí vai. Pode apostar que vai ficar um verdadeiro bolo de confeiteiro!

Aposte no fio de nylon e em palitos para fazer um corte preciso

Uma das técnicas mais usadas é a do fio de nylon com palitos (que podem ser de churrasco). Você vai usar os palitos para marcar a região a ser cortada e o nylon para perfurar a massa. Dá uma olhada em como fazer:

1. Para começar, você deve espetar os palitos nas laterais do bolo, delimitando certinho os pontos nos quais o corte será feito. Assim, você cria uma linha reta na região do bolo, por onde o fio irá passar;

2. Após marcar tudo com o palito, você deve pegar um pedaço grande de fio de nylon. Ou seja, um pedaço que consiga dar uma volta inteira no bolo e ainda sobrar um pouco;

3. Com o fio, você deve envolver o bolo e, então, ir puxando até que ele perfure toda a massa e faça o corte na região que você havia delimitado com o palito. Essa técnica é ótima para cortar bolos redondos e também é simples de fazer.

Obs.: Tem gente que faz esse corte usando fio dental ou até mesmo barbante. No entanto, o fio de nylon é o mais eficiente e, por isso, o ideal é que você dê preferência a esse material.

Use faca de pão para cortar o bolo ao meio

Para quem não tem fio de nylon em casa, outra dica interessante é recorrer à faca de pão (que tem serrinhas) para cortar o bolo ao meio. Neste caso, o primeiro passo é realizar marcas nas laterais da massa para saber ao certo por onde a lâmina deve passar. Assim, você garante que o corte será feito em linha reta. Após marcar as laterais, comece a cortar com a faca em movimentos de serra (ou seja, como você corta o pão). Além disso, coloque a outra mão aberta no topo do bolo para pressioná-lo levemente para baixo. Assim, você garante mais estabilidade e firmeza durante o corte.

Recorra aos cortadores profissionais de bolo

Você sabia que existem cortadores profissionais de bolo? Quem trabalha em confeitaria ou tem o hábito de preparar bolos com muita frequência geralmente costuma recorrer a esses utensílios.

Existe um aro fatiador feito de inox, por exemplo, que facilita muito a vida de quem precisa cortar bolos em diferentes camadas. Ele funciona como um tipo de anel que envolve toda a lateral do bolo. No entanto, ele vem com umas fendas por onde você pode passar uma faca grande ou até mesmo o fio de nylon (garantindo um corte reto e bem preciso). Assim, você pode cortar o bolo ao meio ou em diferentes níveis.

Além disso, existem outros cortadores, niveladores (para deixar o bolo bem liso) e kits de confeiteiros que podem ajudar muito nesse trabalho. Portanto, caso você queira rechear os bolos e fazer cortes em camadas com muita frequência, talvez seja uma boa investir em um deles. Fica a dica!