Alimentação

Como derreter goiabada para usá-la em outras receitas

Você pode derreter goiabada para preparar uma geleia caseira e outras sobremesas no dia a dia
Você pode derreter goiabada para preparar uma geleia caseira e outras sobremesas no dia a dia

Pra preparar geleia, geladinho, recheio de bolo, o clássico romeu e julieta e outras sobremesas brasileiras, não tem como fugir da goiabada. Esse doce tem uma consistência mais firme (é feito à base de goiaba, água e açúcar) e, muitas vezes, precisa ser derretido para o preparo de outras receitas. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como derreter goiabada no dia a dia. Dá uma olhada!

Derreta aos pouquinhos no micro-ondas

A forma mais simples de derreter goiabada é recorrendo ao bom e velho micro-ondas. Em uma tigela, coloque pedaços bem finos do doce e acrescente cerca de três dedos de água. Para começar, coloque para esquentar por 30 minutos. Abra o micro-ondas, mexa com uma colher e, em seguida, acrescente mais um pouquinho de água e coloque por mais 30 segundos. Esse processo costuma ser lento - por isso, é importante cortar a goiabada em fatias realmente finas (para acelerar ao máximo) e ter bastante paciência. Você deve ir repetindo esse processo até que a goiabada atinja o ponto ideal (uma consistência mais cremosa).

Recorra à panela de pressão

Em vez de recorrer ao micro-ondas, você também pode usar a panela de pressão para derreter goiabada sem ter muito trabalho. Neste caso, corte o doce em pedaços bem pequenos, despeje dentro da panela, encha de água até a metade e coloque para cozinhar. Quando começar a apitar, marque cerca de 1h30 e, então, retire do fogo.

Você vai perceber que a goiabada fica quase 100% derretida. Mas, caso os pedaços não tenham se desmanchado por completo e você queira deixar em uma consistência ainda mais líquida, o ideal é transferir o conteúdo para uma tigela e levar ao micro-ondas por 30 segundos. Lembre-se de misturar com uma colher e acrescentar mais água se julgar necessário. Não tem erro!

Obs.: Você também pode derreter a goiabada em uma panela comum. No entanto, esse processo será muito mais lento e demanda mais atenção para que a goiabada não queime. Neste caso, você vai precisar de ½ xícara de água para cada 150 g de goiabada. Coloque em uma panela, deixe no fogo médio e, volta e meia, mexa com uma colher de pau até que derreta por completo. Você pode ir acrescentando mais (ou menos) água dependendo da consistência que deseja para o doce.

O que fazer com a goiabada derretida?

Após derreter a goiabada, você pode usá-la para preparar inúmeras receitas, sabia? Uma boa dica é acrescentar açúcar no cozimento (formando uma espécie de geleia) e, então, usar o doce como calda ou recheio de bolos e tortas. Você também pode rechear geladinhos, servir o tradicional romeu e julieta (queijo com goiabada), rechear croissants e pães. A Qualitá também disponibiliza uma versão cremosa de goiabada que é ótima para isso - assim, você não precisa ter o trabalho de derreter o doce. Fica a dica!

Matérias: Alimentação

Ver mais