Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer raspadinha de diferentes sabores para se refrescar no verão
Guia Culinário 01/03/2021

Como fazer raspadinha de diferentes sabores para se refrescar no verão

Querida pelas crianças e pelos adultos, a raspadinha é a sobremesa ideal para se refrescar no verão! Feita basicamente de gelo, suco de frutas e leite condensado, ela é o doce na medida certa para os dias mais quentes. E já que o calor da estação não perdoa, que tal aprender como fazer raspadinha de diferentes sabores? Confira as dicas da matéria!

Como fazer raspadinha de morango, limão, melancia e diferentes sabores em casa?

Parecida com o smoothie americano, a raspadinha também é feita a partir de pedaços ou sucos de frutas, sejam eles congelados ou concentrados. Mas, por ser uma receita tipicamente brasileira, ela é adoçada com um ingrediente muito querido em diversas sobremesas do país: o leite condensado!

Você vai precisar de: 15 a 20 cubos de gelo, 1 pacote de suco de fruta em pó (ou pedaços de frutas a gosto), água (para fazer o suco) e 1 caixa de leite condensado.

Para fazer a raspadinha, comece preparando o suco de fruta de acordo com as instruções da embalagem. Caso você escolha usar as frutas in natura, é só picar a escolhida em pedaços pequenos. Depois, em um liquidificador ou processador potente, adicione os cubos de gelo até a metade do recipiente e comece a triturar para fazer as raspadinhas.

Quando o gelo estiver totalmente batido, despeje uma parte em um copo de vidro, preencha com o suco e finalize com uma quantidade generosa de leite condensado. No caso das frutas in natura, a dica é acrescentá-las aos poucos (enquanto você tritura o gelo) e adicionar um pouco de água gelada para ajudar a bater. No final, é só dividir a raspadinha em porções únicas e adoçar com o leite condensado.

Outra opção supersimples é preparar o suco e colocá-lo diretamente nas forminhas de gelo, para fazer cubos de gelo saborizados. Depois, é só triturar tudo no liquidificador e adicionar o leite condensado! Fácil demais né?

Obs.: A receita de raspadinha também pode ser feita com o suco concentrado da fruta – basta prepará-lo conforme as instruções da embalagem e acrescentar quando o gelo estiver triturado.

Dica: Para dar um gostinho a mais à sobremesa, que tal substituir a água do suco por água de coco? Também vale misturar diferentes tipos de frutas, acrescentar as raspas da fruta, como no caso da raspadinha de limão, ou fazer uma versão colorida usando diferentes sabores de suco em pó. Em todos os casos fica uma delícia!

Veja mais