Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como congelar e descongelar frutas com eficácia para garantir que os alimentos durem muito mais tempo
Guia Culinário 23/05/2019

Como congelar e descongelar frutas com eficácia para garantir que os alimentos durem muito mais tempo

Você sabia que dá para congelar frutas, fazendo com que elas durarem por muito mais tempo? Pois é, essa é uma ótima técnica para evitar que os alimentos estraguem. Só que nem todas podem ser congeladas do mesmo jeito – algumas devem ser conservadas inteiras outras fatiadas, batidas, com açúcar e assim por diante. Para te ajudar nessa missão, nós listamos as melhores formas de congelar as principais frutas. Detalhe: você só vai precisar de sacos herméticos (ou potes bem vedados) para armazená-las no freezer. Confira e aprenda!

Banana deve ser cozida, amassada e conservada com açúcar

A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e pode ser usada para muitas coisas – em vitaminas, saladas de fruta e, é claro, para comer in natura. Mas, para congelar essa fruta, existe um jeito certo – comece cozinhando ou fritando a banana, tire a casca, amasse-a em um pote e coloque um pouco de açúcar ou suco de limão. Depois, é só deixá-la no congelador, onde ela consegue durar até seis meses.

Atenção: para preservar a banana, é essencial que ela seja pré-cozida ou frita, ok? O processo de descongelamento é bem simples – você pode transferir a fruta para a geladeira (para que ela descongele aos poucos) ou deixá-la direto em temperatura ambiente.

Maçã precisa ser descascada e fatiada para ir ao congelador

Já a maçã deve ser descascada e cortada em fatias finas. Depois, é só acrescentar um pouco de açúcar, suco de limão ou até mesmo ácido ascórbico. Assim, ela fica mais bem conservada e pode durar mais tempo. Coloque a fruta em um saco hermético e deixe-a no congelador, onde ela pode durar até um ano. Mas preste atenção na hora de descongelar, pois é essencial deixá-la na geladeira por um tempo para que vá descongelando aos poucos.

Melancia deve ser conservada em pedaços

Assim como a maçã, a melancia deve ser congelada em pedaços e colocada dentro de um saco hermético. Ela também pode ser conservada pelo período de um ano, sem correr o risco de estragar. Além disso, o método de descongelamento é bem fácil – basta tirar a fruta do freezer e deixá-la em temperatura ambiente. Depois, você pode usá-la para preparar algum suco, smoothie ou vitamina.

Morango pode ser congelado inteiro e com açúcar

Quer congelar morangos para fazer algum suco ou doce depois? Eles também são fáceis de conservar: lave-os bem, deixe-os secar, adicione um pouco de açúcar por cima e coloque-os no freezer. Os morangos podem durar por até 12 meses e, depois, quando você quiser preparar alguma receita, eles podem ser batidos ou cozidos direto (ou seja, não há necessidade de esperar o descongelamento da fruta).

Obs.: Outras frutas vermelhas, como amora e framboesa, podem ser congeladas da mesma forma.

Abacate deve ser congelado em forma de pasta

Diferentemente do morango, o abacate não pode ser conservado inteiro – deve ser batido, armazenado em forma de creme junto com um pouco de limão. Muitas pessoas preparam o guacamole (pasta típica mexicana feita com abacate) e deixam no congelador. Essa fruta pode ficar no freezer por 2 ou 3 meses e deve ser descongelada aos poucos. Ou seja, primeiro transfira o saquinho com a pasta de abacate para a geladeira e, só depois, para a temperatura ambiente.

Abacaxi pode ser congelado em rodelas

O abacaxi é aquela fruta que rende sucos, doces e smoothies deliciosos, né? O lado bom é que ele também é fácil de congelar. Para isso, você só precisa cortar a fruta em pedaços e colocá-la no freezer. Também é possível congelar o abacaxi em forma de calda com açúcar. Em ambos os casos, a fruta pode durar até 12 meses. Para descongelar, você pode deixar o abacaxi direto em temperatura ambiente (sem precisar transferir para a geladeira antes).

Ameixa deve ser conservada inteira e com casca

A ameixa é uma das frutas mais fáceis de congelar, pois pode ser colocada no freezer ao natural (com ou sem caroço) e com a casca. Ou seja, não há necessidade de cortá-la em pedaços ou acrescentar outro ingrediente. Ela também tem uma validade de 12 meses e, na hora de descongelar, você pode deixá-la direto em temperatura ambiente ou então usá-la para fazer uma calda ou doce, estando ainda congelada.

Mamão precisa ser congelado com um pouco de açúcar

Assim como a maçã e a banana, o mamão também deve ser conservado em pedaços (podem ser rodelas) e com um pouco de açúcar em cima. Assim como a maioria, ele também pode durar por até um ano no freezer. Para descongelar, você pode deixar a fruta em temperatura ambiente ou usá-la direto para o preparo de sucos, vitaminas ou doces. Não tem erro!

Polpa de maracujá pode ser conservada ao natural

Quem gosta de fazer doces ou sucos com maracujá também precisa aprender o jeito certo de congelar essa fruta. Comece retirando a polpa e colocando-a dentro de um saquinho (de preferência, um hermético). Depois é só deixá-la no freezer por um período de até um ano. Na hora de descongelar, deixe a polpa em temperatura ambiente e, então, é só usar para preparar alguma receita.

Uvas devem ser congeladas ao natural e bem espalhadas

Antes de congelar as uvas você precisa lavá-las e secá-las bem. Isso porque, caso elas congelem ainda úmidas, podem ficar grudadas umas nas outras. Depois de garantir que elas estão devidamente secas, coloque-as de forma espalhada em um pote aberto (não precisa ser em um saco vedado). No freezer, elas têm uma validade de até um ano e, na hora de preparar algum suco ou doce, você pode colocá-las direto na água, na massa ou panela para cozinhar. Não tem erro!