Economia do lar

7 utilidades da forma de gelo dentro e fora da cozinha

Use a forma de gelo para preparar cubos saborizados de café e não correr o risco 'aguar' a bebida
Use a forma de gelo para preparar cubos saborizados de café e não correr o risco 'aguar' a bebida

Você sabia que a forma de gelo possui mais de uma utilidade? Além da mais óbvia de todas - fazer gelo! -, o utensílio serve para armazenar molhos caseiros, congelar papinhas de bebê, preparar doces e sobremesas, como bombons de chocolate recheados, e ainda pode ser usado fora da cozinha, como para fazer sabonetes artesanais reaproveitando os restos dos que ficam no banheiro. Quer saber como? Dá uma olhada nas 7 utilidades da forma de gelo que nós separamos nesta matéria!

1. Use a forma de gelo para congelar diferentes tipos de molhos

Embora não seja um método tão conhecido, uma das melhores maneiras de armazenar e congelar diferentes tipos de molhos, como o de tomate, é prepará-los sem nenhum tempero, colocar o creme nos quadradinhos da forma e levar ao freezer. Na hora de usar, basta desenformar a quantidade desejada e preparar normalmente temperando com alho, cebola, pimenta e outras especiarias. Fácil, né?

2. Armazene os seus temperos na forminha para usar em futuras receitas

Para prolongar a vida útil de ervas frescas como sálvia, alecrim, tomilho e orégano, por exemplo, que tal congelar algumas misturas com azeite utilizando as forminhas? Basta escolher a erva de sua preferência, misturar com algumas especiarias, preencher os cubinhos com azeite e congelar. Depois, é só descongelar na hora de usar! E, por estar dividido em pequenos quadradinhos, você já conta com porções individuais do tempero.

3. Congele e descongele papinhas de bebê de forma fácil com a forma de gelo

As papinhas de bebê são outro bom exemplo de como armazenar e congelar o ingrediente de forma fácil utilizando a forma de gelo. Além de preservar as propriedades nutricionais do alimento (por conservá-lo por mais tempo) e dividir em porções únicas, fica ainda mais fácil de descongelar a papinha depois de armazená-la na forma - basta descongelar em banho-maria e servir o alimento. Só não se esqueça de deixar a papinha por no máximo 2 meses no congelador! Mais do que isso, ela pode perder as suas propriedades e sabor.

4. Aprenda como fazer bombom com forminha de gelo

Sabia que tem como fazer bombons usando apenas uma forma de gelo? Basta untar com um pouquinho de óleo (para facilitar na hora de desenformar os bombons), derreter 1 a 2 barras de chocolate em banho-maria e despejar um pouco do ingrediente sobre cada um dos cubos. Depois, leve a forma de gelo ao freezer por 5 minutos. Retire do congelador, recheie com pedaços de frutas ou cremes, como morangos, uvas, doce de leite e brigadeiros, despeje o restante do chocolate derretido por cima e congele novamente por cerca de 30 minutos. Ao final, os bombons estarão prontos!

5. Aposte em cubos de gelo saborizados

Que tal fazer um delicioso café gelado com cubos de gelo saborizados com o próprio ingrediente? A dica vale para sucos, águas aromatizadas e outras bebidas refrescantes que normalmente são preparadas em dias de calor. Para não correr o risco de "aguar" a bebida, basta congelar pequenas porções do líquido e adicioná-las na hora de tomar a bebida.

6. Use a forma de gelo para fazer sabonetes artesanais

Que tal criar um sabonete artesanal com uma forma de gelo e todos aqueles pedacinhos de sabonetes usados que ficam no banheiro? A dica, nesse caso, é guardar cada um desses pequenos pedaços em um recipiente - por um bom tempo -, cortar (ou ralar) os restos de sabão em uma bacia, preencher com água e deixar de molho por pelo menos 1 hora. Depois, você deve amassar com uma colher, misturar bem até ficar homogêneo e derreter em uma panela. Quando a mistura estiver consistente, preencha os quadradinhos da forma com o sabonete caseiro e leve à geladeira para endurecer.

7. Organize o material de costura ou artesanato dentro da forminha

Ainda no quesito "fora da cozinha", a forma de gelo também pode servir para guardar linhas, fitas, botões, miçangas e outros objetos de costura ou artesanato de maneira organizada. Você pode, por exemplo, aproveitar os espaços dos quadradinhos para organizar os itens por cor ou tamanho e deixar a busca muito mais intuitiva na hora de usá-los. Basta ter um pouco mais de cuidado com as formas de silicone - por ser um material mais sensível - e usar a criatividade.

Matérias: Economia do lar

Ver mais