Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer uma comida leve para o verão? Nutricionista dá dicas para sobreviver à estação mais quente do ano
Guia Culinário 26/12/2019

Quer uma comida leve para o verão? Nutricionista dá dicas para sobreviver à estação mais quente do ano

Quando o verão chega chegando é quase impossível sobreviver ele sem uma alimentação refrescante! E é claro que não tem nada mais gostoso do que saborear um picolé de fruta ou preparar aquela bebida gelada nos dias mais quentes. Para aumentar esse cardápio e sair do óbvio, nós batemos um papo com a nutricionista Nicolle Venturi e perguntamos, por exemplo, quais são os alimentos in natura mais leves e indicados para o verão. Quer descobrir também quais devem ser evitados? Para ficar por dentro de todas as dicas, dá uma olhada na nossa entrevista!

‘Os alimentos mais refrescantes para o verão são aqueles que têm maior quantidade de água’

Fora aqueles pratos frios maravilhosos, como gaspacho, tabule com salada e sushi, Nicolle abre um espaço especial para as frutas bem suculentas. “Os alimentos mais refrescantes para o verão são aqueles que têm maior quantidade de água, como pepino, melão, melancia, abacaxi, laranja, limão, tangerina. O importante é apostar em alimentos frescos e que possamos consumir de forma crua. Isso auxilia na sensação de refrescância”, afirma.

E finaliza com algumas recomendações importantes: “Aposte em frutas, verduras e legumes e cereais integrais que podem compor uma salada deliciosa e nutritiva! Mas cuidado se for consumir fora de casa, é preciso saber a procedência e se a forma de higienização é correta para evitar doenças transmitidas por alimentos”. E claro, não se esqueça de conservá-las na geladeira!

‘Os alimentos menos indicados são frituras e gorduras’

Dê um tempo na pizza, no pastel frito e nos petiscos (deliciosos sim, mas muito gordurosos) de boteco. O ideal para essa estação é fugir de qualquer fritura!

De acordo com Nicolle “Os alimentos menos indicados são as frituras e comidas gordurosas. Eles demoram mais a serem digeridos, diminuindo nossa disposição”. Além disso, “Alimentos com alto teor de sódio, como os salgadinhos industrializados, também devem ser evitados – principalmente nessa época por contribuírem com a retenção de líquido e o inchaço”.

Nós estamos na época do sorvete à beira da piscina, dos deliciosos sucos de frutas, do açaí e do iogurte! E, justamente por isso, a nutricionista alerta: “Os refrigerantes e bebidas alcoólicas favorecem a desidratação e também devem ser evitados. Eles podem acarretar em mal-estar, principalmente em dias muitos quentes”.

Dica bônus: Não se esqueça de beber água

Sabe aquela famosa onda do “hidrate-se!”? Então, é bem por aí mesmo. O verão sempre vem acompanhado das altas temperaturas e a melhor forma de lidar com elas é se prevenir da desidratação. Até porque o que você menos vai querer é evitar aquela praia ou os programas ao ar livre por conta de um problema de saúde que pode ser facilmente contornado com bastante líquido! Por isso, a Nicolle dá uma grande ênfase nesse tópico.

Que tal, por exemplo, apostar na água aromatizada para matar o calor? O preparo é supersimples e rápido, além de dar uma variada nas opções e envolver as tão recomendadas frutas – especiais para a estação. Basta misturar algumas frutas cítricas, ervas e especiarias na água (como limão, laranja, tangerina, alecrim e gengibre). Depois, acrescente alguns cubos de gelo e leve à geladeira cerca de 1 hora antes de servir.

* Nicolle Venturi (CRN 17100341) é formada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF)