Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer paleta suína assada, frita e na panela de pressão
Guia Culinário 26/02/2021

Como fazer paleta suína assada, frita e na panela de pressão

Considerada um tipo de corte bem nobre, macio e suculento, a paleta suína é bem versátil e pode ser preparada de diferentes formas – com temperos e marinadas distintos, assada, frita, refogada ou até cozida com diferentes legumes e verduras. Mas, para não cometer erros durante o preparo da carne, é muito importante ficar atento ao tempo de cozimento e seguir alguns truques (principalmente na hora de temperar) para que o resultado fique impecável. Então, para te ajudar na cozinha, nós separamos dicas de como preparar paleta suína em diferentes versões: assada, frita ou na panela de pressão. Confira e mãos na massa!

Como fazer receita de paleta suína de diferentes formas

Para preparar uma carne de porco crocante por fora e macia por dentro, é muito importante ter precisão nas instruções de preparo (principalmente quanto ao tempo e modo de cozimento). Além disso, o mais indicado é caprichar nos temperos e, de preferência, usar ingredientes como limão ou vinagre – que são ácidos e ajudam a eliminar possíveis microrganismos dos alimentos – para limpar e dar mais sabor à paleta suína. A partir daí, após fazer uma marinada caprichada, é possível optar pelo modo de preparo que você preferir!

Paleta suína assada deve ser feita com diferentes temperos e ficar bastante tempo no forno

Para iniciar o preparo da paleta suína assada, o mais importante é aplicar os temperos (que podem ser ervas e especiarias variadas) e, então, deixá-los atuando na carne por no mínimo 2 horas. O lado bom da paleta suína é que ela possui uma excelente marmorização – ou seja, contém uma gordura interna que a deixa bem suculenta e macia depois de pronta. Ainda assim, para favorecer o sabor ao máximo, o ideal é fazer furos na carne com uma faca para introduzir um pouco dos temperos antes de cozinhar.

A nossa sugestão é usar uma marinada com limão, alho amassado, pimenta-do-reino moída e alecrim picado. Espalhe bem os temperos, tampe a paleta com plástico filme e deixe-a na geladeira por algumas horas (pode ser de um dia para o outro, inclusive). Depois, transfira-a para uma assadeira forrada com papel alumínio, cubra com mais uma folha de papel alumínio e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 2h30. Passado esse tempo, retire o papel alumínio de cima, aumente a temperatura para 220°C e deixe por mais pelo menos 1 hora, para que a paleta fique bem dourada e crocante por fora. Depois, é só tirar do forno e servir com os acompanhamentos que preferir.

Paleta suína frita pode ser feita com azeite e cebola cortada em rodelas

Quando se trata de fazer uma paleta suína frita mais caprichada e com pouca gordura, o segredo é usar azeite no preparo (em vez de óleo) e recorrer à cebola em rodelas para valorizar ainda mais o prato. O primeiro passo, como já citamos, é aplicar os temperos de sua preferência, como limão, alho, azeite e pimenta, que são mais básicos e já concedem um ótimo sabor. Antes de aplicar os temperos, no entanto, uma boa dica é cortar a paleta em pedaços menores (podem ser cubos) usando uma faca bem afiada. Depois, aplique a marinada, tampe a carne com um plástico filme e espere no mínimo 2 horas.

Na hora de fritar a paleta suína, comece colocando um pouco de azeite em uma frigideira no fogo baixo/médio e, então, jogue os pedaços de carne. Deixe-os cozinhar um pouco e, depois, adicione a cebola picada. Passados uns minutos, aumente um pouco o fogo para que a parte de fora da paleta fique mais dourada e crocante. Sirva essa receita como acompanhamento no almoço.

Paleta suína na panela de pressão pode ser desfiada e incrementada com batata e cenoura

Que tal fazer uma paleta suína na pressão bem macia e com diferentes temperos? Uma boa dica, nesse caso, é deixar a carne cozinhar a ponto de desfiar na panela. Para começar, faça furos na paleta e aplique todos os temperos de sua preferência – vinagre balsâmico, azeite, alho, pimenta etc. Depois, coloque um pouco de azeite e cebola picada na panela e refogue por uns minutos. Adicione a carne e deixe-a assar um pouco. Nesse tempo, você pode acrescentar outros ingredientes que preferir, como tomate picado, salsinha e diferentes especiarias.

Quando a carne já estiver levemente cozida, tampe a panela de pressão e, quando começar a chiar, diminua o fogo e marque 30 minutos. Passado esse tempo, abra a panela, confira a consistência da carne, corte-a em pedaços menores e, se desejar, adicione batatas e cenouras picadas. Em seguida, tampe novamente a panela, leve-a ao fogo e, quando começar a chiar, marque mais 5 minutos. O resultado é uma paleta bem macia (levemente desfiada), saborosa, suculenta e ainda acompanhada de diferentes vegetais. A melhor parte é que você não precisa usar água para o cozimento da carne – interessante, né?