Alimentação

Os temperos para carne vermelha que vão deixar as suas refeições com um sabor surpreendente

Temperos como sal grosso, alecrim e pimenta harmonizam bem com carnes vermelhas
Temperos como sal grosso, alecrim e pimenta harmonizam bem com carnes vermelhas

Você já deve ter ouvido falar que os temperos são o segredo de toda boa culinária. E não é que isso tem um fundo de verdade? Afinal, quanto mais hortaliças e especiarias (como alho, pimenta, cebola, alecrim, salsinha e cebolinha) forem usadas, mais saboroso o prato tende a ficar. Para te ensinar a preparar carne vermelha com maestria, nós listamos os principais temperos que devem ser usados no preparo. Confira!

Atenção: tudo depende do modo de preparo

Na hora de selecionar os temperos que serão usados na carne é muito importante levar em conta a receita em questão e o tipo de corte. Afinal, dá para preparar carne de diversas formas: moída, ensopada, grelhada, assada, cozida ou picadinha de panela. E, o que muita gente não sabe, é que alguns temperos combinam melhor com determinados cortes - dá uma olhada abaixo nos principais ingredientes de acordo com o modo de preparo:

Alho pode ser usado no preparo de todos os tipos de carne: moída, assada, ensopada, picadinho de panela e por aí vai

O tempero mais relevante dessa lista, sem dúvidas, é o alho picado! Ele pode ser usado para preparar carne moída, assada, picadinho, ensopado e hambúrguer, dando mais sabor às receitas e valorizando os pratos. Caso a ideia seja preparar um bife ou carne de panela, por exemplo, você pode preparar uma marinada (com alho, sal, hortaliças e azeite) e deixar o alimento de molho para pegar bem o sabor. Fica a dica!

Pimenta-do-reino é bem versátil e dá um toque mais picante às carnes

Temperar a carne com pimenta moída também é ótima sugestão para garantir mais sabor às receitas. A pimenta-do-reino, assim como o alho, pode ser usada em praticamente todos os pratos: carne moída, ensopada, assada, picadinho e por aí vai.

Existem outras pimentas, como a calabresa, biquinho, dedo-de-moça e até a malagueta (que é bem picante) que devem ser usados em casos específicos. A biquinho, por exemplo, combina bem com carne moída e ensopada, enquanto a malagueta - uma das mais fortes - deve ser usada de forma mais comedida para temperar molhos.

Alecrim e sal grosso harmonizam bem com carnes grelhadas

Poucas coisas são tão gostosas quanto curtir um churrasco em família, né? E, para preparar uma carne grelhada dos deuses, é muito importante recorrer aos ingredientes certos: aplique sal grosso, alecrim, um molhinho de ervas finas (com azeite, tomilho e cheiro-verde, por exemplo) e, então, é só colocar na brasa. Fica uma delícia!

Cebola fica ótima com o bife de frigideira

Assim como o alho, a cebola cumpre um papel importante no tempero das carnes. Ela é bem versátil e pode ser usada em diferentes receitas: carne moída, ensopada e picadinho, por exemplo. E você já experimentou o clássico bife acebolado de frigideira? Esse é um dos pratos favoritos dos brasileiros e realmente é de dar água na boca - ainda mais acompanhado de arroz, feijão, farofa e batata frita.

Cheiro-verde dá mais sabor às carnes cozidas e ensopadas

Para preparar carnes ensopadas e de panela, a nossa sugestão é apostar em hortaliças aromáticas. O cheiro-verde (composto por salsinha + cebolinha) é uma ótima sugestão, pois dá mais sabor ao molho, deixa o prato mais colorido e nutritivo. Mas lembre-se de colocar pimentas e outras especiarias para que o prato fique realmente dos deuses!

Mostarda em pó fica ótima em carne de panela e grelhada

Você já pensou em usar mostarda em pó para dar mais sabor às carnes? Esse é um dos temperos menos conhecidos, mas um dos mais saborosos que tem. A nossa sugestão é usar esse tipo de mostarda para marinar carnes de panela ou grelhadas, dando mais sabor junto com outros ingredientes (como sal, alho picado e pimentas).

Matérias: Alimentação

Ver mais