Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 02/02/2021

Como desencardir cerâmica branca

Limpar superfícies brancas de cerâmica – como pisos, azulejos e peças sanitárias – é muito importante para evitar que o material acumule fungos, bactérias ou manchas de sujeiras. Afinal, a presença de umidade e a falta de limpeza, a longo prazo, podem acarretar em marcas de encardido mais difíceis de tirar – o que é comum, principalmente, em paredes de cozinha, banheiro ou de áreas externas. Para te ajudar a contornar esse tipo de problema, nós preparamos uma matéria ensinando como desencardir cerâmica branca da melhor forma possível, usando os produtos de limpeza adequados. Vale a pena conferir!

Afinal, como desencardir cerâmica branca de forma correta?

Existem alguns produtos de limpeza e truques que podem ser usados na limpeza de cerâmica – como usar detergente neutro, limpadores multiuso e esponjas ou escovas para esfregar bem. Vale destacar que, para evitar que as superfícies fiquem manchadas com o passar do tempo, o mais importante é fazer uma faxina com frequência.

1. Use uma mistura de água quente com detergente e uma escova

Para fazer uma limpeza rotineira de azulejos, pisos de cerâmica e até mesmo peças sanitárias (como vasos e pias), você pode usar uma solução de água quente ou morna com um pouco de detergente neutro. Use uma esponja macia para esfregar bem a cerâmica e, se necessário, uma escova para tirar manchas mais pontuais.

2. Passe um desinfetante e esfregue com a esponja

Caso a cerâmica branca esteja com muitas manchas escuras de encardido – o que acontece quando a limpeza não é feita de forma muito rotineira -, a nossa sugestão é recorrer a um produto mais forte, como o desinfetante. Basta diluí-lo na água e usar uma escova ou esponja para esfregar a superfície de cerâmica.

3. Use uma pasta com bicarbonato de sódio para remover manchas de encardido mais fortes

Sabe quando a mancha de encardido é mais resistente e tende a demorar a sair? Nesse caso, uma ótima dica é preparar uma pasta de bicarbonato de sódio – basta colocar o produto em uma superfície, adicionar um pouco de água e misturar. Depois, aplique a pasta no local manchado, espere pelo menos 20 minutos e, então, esfregue com uma escova de dentes velha ou de lavanderia. Assim, é possível desinfetar e tirar sujeiras com mais facilidade. Em seguida, basta lavar a cerâmica normalmente (com água, detergente ou sabão) e prontinho!

4. Que tal recorrer à mangueira de alta pressão?

Para lavar pisos de cerâmica em varandas e áreas externas, outra ótima dica é recorrer à mangueira de alta pressão. Através da força da água é possível tirar sujeiras que ficam presas no chão e nos rejuntes, remover manchas mais fortes e deixar o ambiente sempre limpo.

Veja mais