Economia do lar

6 formas eficientes de reaproveitar a escova de dentes velha na limpeza da casa

As escovas de dentes podem ser muito úteis na limpeza de cantinhos específicos da casa
As escovas de dentes podem ser muito úteis na limpeza de cantinhos específicos da casa

Você provavelmente já escutou alguma recomendação do seu dentista quanto às escovas de dente. A mais comum é quanto ao tempo de uso indicado: afinal, elas têm no máximo de 3 a 4 meses de vida e posteriormente devem ser trocadas por uma nova. Mas, que tal perder o hábito de descartá-las e aprender a reutilizá-las? Além de evitar o acúmulo de lixo, as escovas velhas podem ser usadas durante a limpeza diária da casa, seja limpando os rodapés das paredes ou tirando a poeira de alguns produtos de beleza. Quer aprender como fazer isso? Então dá uma olhada na nossa lista com ideias para reaproveitar a escova de dentes na limpeza:

1. Que tal escovar os rodapés das paredes?

Você já parou pra pensar que as escovas de dente podem ser muito eficientes na limpeza de regiões mais difíceis de alcançar? Os rodapés são um bom exemplo disso. Não adianta passar o pano de chão na casa inteira e deixar de limpar esses locais! Com uma pequena escovinha - e um pouco de água e sabão neutro, dependendo da situação - você pode limpá-los facilmente. Só tome muito cuidado na escolha do sabão: alguns podem manchar a sua parede!

2. Escove os raladores de cozinha

Outro local inusitado e que sempre acumula algum tipo de resíduo é o ralador de cozinha. Com as escovas de dente, você vai conseguir retirar os queijinhos presos, as cenouras e qualquer outro alimento perdido. Uma dica: não perca tempo e arrume um espaço para as suas escovas na cozinha, assim você vai tê-las mais perto sempre que precisar!

3. Escovas de dente também limpam os secadores de cabelo

Todo secador de cabelo que se preze fica com um acúmulo de poeira na parte de trás depois de um tempo. E não adianta só passar um paninho! Muitas vezes é uma junção de sujeira, com fios de cabelos e muita poeira (aliás, nunca permita que o seu secador fique nesse estado, ok?). A escova de dente é opção perfeita para essa ocasião. Vale a pena testar!

4. Sabia que a escova de dente é útil para limpar os rejuntes?

Com a ajuda de bicarbonato de sódio, água morna e - dependendo do quão sujo está o seu chão - um alvejante específico, você pode facilmente limpar porcelanato, pastilhas e qualquer tipo de piso que você tenha na sua casa. Mais que isso: essa combinação não deve somente limpar o seu rejunte, mas deixá-lo branquinho, com cara de novo em folha!

5. Remova manchas específicas com a escova

Algumas manchinhas exigem o uso de sabão, vinagre, bicarbonato de sódio ou algum produto tira manchas característico no local do incidente. É claro que você pode optar pela flanela clássica e o efeito será o mesmo. No entanto, a escovinha também é uma boa possibilidade para esses momentos. Você pode revezar entre ela e os panos, ou simplesmente abrir de um deles quando o incidente for com vinho, café ou sangue: as flanelas tendem a se manchar facilmente nessas situações.

6. Tire a poeira do seu jardim

Ao invés de passar um pano úmido nas folhas das suas plantas, uma alternativa é utilizar as escovas (com delicadeza) para retirar superficialmente a poeira. É bem simples e útil!

Matérias: Economia do lar

Ver mais