Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 28/08/2020

Como limpar piso encardido e deixá-lo brilhando

Sabe quando você limpa o piso (varre e passa pano, usando os produtos certos) mas, mesmo assim, ele continua com aspecto de sujo? Isso acontece quando a superfície está encardida – isto é, com manchas e sujeiras impregnadas. A boa notícia é que, com alguns truques, é possível resolver esse tipo de problema de forma bem simples. Para te ajudar, nós separamos dicas de como limpar piso encardido (seja laminado, de azulejo, pedra ou taco) para deixar o chão da casa brilhando. Confira!

Para limpar pisos de cerâmica encardidos, use uma solução de água, vinagre branco, bicarbonato de sódio e detergente

Caso o piso da sua casa seja de cerâmica ou de pedra, fica bem mais fácil remover manchas de encardido – pois, neste caso, você pode molhar o chão e usar diferentes produtos de limpeza. A principal dica para remover as sujeiras mais impregnadas é preparar uma solução de 1 litro de água, 1 copo americano (200 ml) de vinagre branco, 1 colher cheia de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de detergente neutro. Agite levemente a mistura antes de usar e, então, despeje no local encardido. Você pode esfregar com uma vassoura de cerdas duras ou usar uma escova para esfregar pontos específicos do piso.

Depois de lavar o chão com essa mistura, basta passar um pano para secar e prontinho! Essa combinação de produtos costuma dar supercerto e, caso a mancha de encardido esteja difícil de sair, uma boa dica é deixar a solução atuar por cerca de 10 ou 15 minutos antes de esfregar. Bem simples, né?

Obs.: Para evitar que o piso fique encardido no dia a dia, é muito importante criar uma rotina de limpeza – tire a poeira toda semana com uma vassoura ou aspirador de pó e passe um pano de chão úmido com desinfetante (ou limpador multiuso) para tirar bem todas as sujeiras e deixar um cheirinho agradável. Seguindo essas dicas, pode apostar que será difícil o piso ficar encardido!

Você também pode usar água sanitária para desencardir azulejos de banheiro

Para remover manchas de encardido e desinfetar bem o piso (e os azulejos) do banheiro, outra dica interessante é recorrer à água sanitária. Em um balde, prepare uma solução de 1 litro de água com 350 ml de água sanitária. Misture suavemente e, então, despeje nos azulejos. Deixe o produto atuar no piso por pelo menos 20 minutos e, em seguida, esfregue com uma vassoura ou escova. Depois, basta passar um pano para secar e prontinho!

Obs.: Ao lidar com água sanitária (e outros produtos de limpeza pesada), lembre-se de usar luvas protetoras, ok?

Piso laminado ou tacos encardidos podem ser limpos com uma mistura de vinagre, água e detergente

Você sabia que pisos laminados (ou de tacos) também podem ficar com um aspecto encardido caso não sejam bem limpos no dia a dia? No entanto, diferentemente de superfícies de pedra ou cerâmica, as de madeira não podem entrar em contato com muita umidade. Por isso, neste caso, a nossa sugestão é preparar uma solução de 500 ml de água, ½ copo americano de vinagre branco, um pouco de detergente e, então, transferir a mistura para um borrifador.

Espirre a solução apenas no local encardido, use uma escova ou flanela para esfregar e, depois, passe um pano seco para secar. Vale destacar que, para evitar que pisos laminados ou de tacos fiquem manchados, é necessário limpá-los toda semana (ou ao menos a cada 15 dias) com um desinfetante que sirva para superfícies de madeira. Seguindo essa dica, não tem erro!

Veja mais