Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 10/12/2020

Lista de produtos de limpeza: 15 itens que devem estar nas suas compras de mercado

Organizar a lista de compras do mês é fundamental para não esquecer itens importantes e também definir melhor as quantidades (sem correr o risco de comprar a mais ou a menos) a botar na cestinha. Quando se trata da seção de produtos de limpeza, em especial, existem diversos utensílios muito importantes que não podem ficar de fora! Para te ajudar nesse quesito, nós preparamos uma lista com 15 produtos – desde detergente até baldes e bacias – que devem estar sempre presentes na despensa de casa. Confira!

1. Detergente

Indispensável na hora de lavar louças, eletros e outras superfícies (como bancadas, paredes e pisos), o detergente é o tipo de produto que nunca pode faltar na despensa. Além de ajudar na remoção de gorduras, ele é ótimo para tirar manchas de roupas e é um dos produtos mais práticos para se ter em casa.

2. Esponjas

O ideal é que você tenha esponjas para diferentes utilidades na casa – uma para lavar a louça, outra para tirar gordura do fogão e de móveis e mais uma para lavar as coisas do pet, por exemplo. Vale destacar que também é indicado trocar de esponja pelo menos a cada 15 dias, pois ela tende a acumular sujeiras e bactérias.

3. Álcool

Na hora de limpar vidros (de janelas, sacadas, mesas e enfeites, por exemplo), o álcool pode ser uma verdadeira mão na roda. Além de desinfetar bem a superfície, ele evapora bem rápido e também pode ser útil para fazer soluções caseiras para tirar manchas de pisos ou paredes.

4. Sabão de coco ou neutro

Para lavar as roupas à mão ou tirar manchas de diferentes tecidos, uma boa dica é recorrer ao sabão de coco ou neutro. Por isso, é importante deixar ao menos um item desses no tanque para usar no dia a dia – com esse tipo de sabão, você também pode lavar itens de bebê ou peças mais delicadas.

5. Sabão líquido ou em pó para lavar roupa

Caso você prefira lavar as roupas sempre na máquina, será necessário usar um lavador líquido ou sabão em pó, que garantem uma lavagem bem caprichada e costumam deixar um cheirinho gostoso nas peças. Vale destacar que existem lava roupas para bebês ou para peças delicadas que você também pode comprar para usar quando necessário.

6. Amaciante

Além de deixar as roupas mais macias e cheirosas, o amaciante também pode ter outras finalidades, sabia? Ele pode ser usado para fazer aromatizadores caseiros ou compor soluções para limpar pisos, móveis, tapetes e carpetes. Portanto, não deixe esse produto faltar na despensa, ok?

7. Água sanitária

Para desinfetar a parte interna do vaso sanitário, limpar pisos ou tirar manchas de tecidos brancos, a água sanitária pode ser muito útil. Vale destacar, ainda assim, que por se tratar de um produto abrasivo, ela deve ser manuseada com bastante cuidado (de preferência, com luvas)

8. Vinagre

Apesar de ser utensílio de cozinha (usado para temperar saladas, carnes e molhos, por exemplo), o vinagre também pode fazer parte da sua lista de produtos de limpeza, pois ajuda a limpar vidros, paredes, pisos, rejuntes e pode ser usado em soluções para remover manchas em tecidos (roupas, tapetes ou cortinas, por exemplo). O ideal, nesse caso, é sempre usar um vinagre branco (como o de álcool) que funciona melhor na limpeza.

9. Bicarbonato de sódio

Junto com o vinagre, o bicarbonato de sódio é um ingrediente que ajuda a desinfetar, tirar cheiros fortes, eliminar manchas de tecidos e até a desentupir ralos. Por isso, a nossa dica é ter sempre um pouco de bicarbonato separado para as tarefas relacionadas à faxina.

10. Limpa vidros

Considerado um produto bem prático e funcional, o limpa vidros é outro item que não pode faltar na sua lista de compras. Ele é superindicado para limpar boxes de banheiro, vidros de armários, mesas, sacadas e janelas com mais facilidade – basta borrifar o produto e usar uma flanela para esfregar. Não tem erro!

11. Limpador multiuso

Sabe quando você derrama algo no piso, bancada ou em um eletrodoméstico mas não sabe exatamente qual produto de limpeza deve utilizar? A principal dica, nesse caso, é recorrer ao limpador multiuso! Além de deixar um aroma cheiroso no local, ele tem potencial desengordurante, desinfetante e pode ser usado para lavar louças de banheiro, pisos, pias e bancadas. Evite apenas passar o produto em superfícies de madeira, ok?

12. Desinfetante

Para lavar vaso sanitário, outras louças de banheiro e pisos, é muito indicado usar soluções com desinfetante para eliminar todos os microrganismos e deixar o revestimento com aspecto de novo.

13. Luvas protetoras

É muito indicado ter pelo menos um par de luvas de borracha fortalecida para fazer trabalhos manuais em casa – como mexer no jardim ou lidar com produtos abrasivos. Muita gente não sabe, mas existem luvas de diferentes tipos – descartável multiuso, para lavar louça e para limpeza pesada. É só escolher!

14. Lustra móveis

Para deixar a mobília da casa sempre bem limpa e com um aspecto brilhoso, a principal dica é recorrer ao lustra móveis. Esse produto de limpeza é bem prático, deixa um cheirinho agradável nos móveis e é bem fácil de aplicar – basta usar uma flanela para passar na superfície dos armários, prateleiras, estantes, mesas e cadeiras de forma simples.

15. Panos e flanelas

Apesar de terem uma vida útil maior que a esponja (outro utensílio de limpeza fundamental), as flanelas e panos – de prato, de pia, de chão e opções multiuso – também precisam ser trocados com certa frequência, pois podem ficar encardidos ou até perder a capacidade de absorção. Por isso, a nossa dica é se lembrar de sempre ter um bom conjuntinho desses itens em casa.