Lavanderia

Churrasco sem sujeira! Como tirar mancha de carvão da roupa

Para remover uma mancha de carvão mais superficial, o ideal é lavar a roupa danificada com água e detergente
Para remover uma mancha de carvão mais superficial, o ideal é lavar a roupa danificada com água e detergente

A única parte chata do churrasco do fim de semana é ter que lidar com as manchas de carvão nas roupas. Basta um pouquinho de fuligem e a sua blusa branca já fica manchada! Por isso, é sempre bom ter alguns truques de limpeza na manga caso esses acidentes aconteçam - seja por meio de soluções caseiras ou produtos específicos. Então já separa o tira manchas e o bicarbonato de sódio e vamos às dicas!

Faça uma solução caseira de vinagre, sabão líquido e água morna para aplicar sobre a mancha

Já é mais do que batido que o vinagre pode ser um bom parceiro na lavanderia. Ele é perfeito tanto para lavar camisetas coloridas que não param de soltar tinta e quanto para tirar algumas manchinhas que surgem por acidentes no dia a dia.

Se o seu objetivo for lidar com manchas mais profundas de carvão, prepare uma mistura de água morna, sabão líquido para roupas e vinagre de vinho branco. A proporção é, em média, 4 litros de água e um pouco menos que uma xícara completa de vinagre, além de ½ xícara de sabão líquido, é claro.

Basta misturar os ingredientes até que todos estejam bem dissolvidos, aplicar a mistura na região afetada e deixar de molho por pelo menos 25 minutos. Depois, é só enxaguar a roupa com água morna (novamente) e sabão.

Caso a mancha ainda não tenha saído por completo, lave a roupa mais uma vez (com água em temperatura ambiente). E antes de aplicar qualquer produto ou substância sobre a peça, verifique a etiqueta da roupa! Em casos mais gerais, o ideal é apostar em um tira manchas comum - basta aplicar, esperar o tempo indicado pela embalagem e lavar, não tem erro.

Obs.: Camisetas e roupas de algodão podem ser lavadas com água quente tranquilamente. No entanto, tecidos mais delicados ou de fibras sintéticas, como náilon, poliéster, seda, linho, lã, veludo e afins, podem ser danificados em temperaturas mais quentes.

Bicarbonato de sódio pode ser um poderoso aliado para tirar manchas de carvão

Além de dar mais brilho aos metais da casa, resolver problemas de entupimentos e higienizar frutas e legumes, o bicarbonato de sódio também é útil para tirar manchas e pode facilitar muito o seu dia a dia.

Primeiro, sacuda a peça de roupa danificada para remover o máximo de pó de carvão e fuligem que você conseguir. Em seguida, polvilhe um pouco do bicarbonato sobre a mancha e aguarde cerca de 15 minutos. Se precisar de uma solução ainda mais potente, faça uma pasta de água + a substância. Por fim, verifique se ainda há algum resquício de mancha e, caso seja necessário, repita o procedimento. 

Utilize sal, detergente e água fria para remover a fuligem

Se a peça de roupa estiver levemente suja de carvão ou se você quiser lidar com os "respingos" inevitáveis de fuligem, opte por um método diferente. Comece deixando-a de molho em água fria misturada com detergente neutro por mais ou menos 10 minutos.

Depois, ponha um pouco de sal sobre as regiões mais afetadas (para potencializar a limpeza), espere agir por cerca de 5 minutos e finalize lavando a roupa normalmente no tanque ou na máquina de lavar.

Matérias: Lavanderia

Ver mais