Lavanderia

Vinagre para lavar a roupa funciona? Saiba como ele pode ser um parceiro na lavanderia

Para que as tolhas de banho fiquem macias, uma boa dica é optar pelo vinagre no lugar do amaciante
Para que as tolhas de banho fiquem macias, uma boa dica é optar pelo vinagre no lugar do amaciante

Pode ser estranho pensar que um condimento tão comum como o vinagre também possa ser um parceiro na lavanderia, mas esta é a mais pura verdade! Seja na máquina de lavar ou no clássico tanquinho, o ingrediente consegue ser um bom aliado na lavagem de diversos tipos de roupas, toalhas de banho e afins. Quer saber exatamente como usá-lo como um aliado na hora de fazer esse tipo de limpeza? Então dá uma olhada!

Utilize o vinagre para evitar que as roupas coloridas desbotem

Sabe aquela camisa vermelha que não para de soltar tinta? Felizmente, você não vai mais precisar se preocupar com ela e nem com quaisquer outras roupas que têm algum tipo de tingimento! Basta deixá-las de molho no vinagre de vinho branco por pelo menos 10 minutos antes da lavagem e pronto! Dificilmente as suas roupas voltarão a desbotar.

Obs: Evite aplicar o condimento em lavagens de tecidos delicados para não agredir as fibras. E não se esqueça de utilizar apenas o vinagre de cor clara - como o de vinho branco, de maçã e de álcool! Qualquer outro tipo pode acabar manchando as suas roupas.

Substitua o amaciante por vinagre branco para lavar as toalhas de banho

Nem todo mundo sabe disso, mas utilizar o amaciante na lavagem de toalhas é um grande erro. Mesmo que soe contraditório, se você utilizar o amaciante em excesso (o que inevitavelmente acaba acontecendo depois de algumas lavagens), as propriedades do produto acabam criando uma espécie de camada impermeável sobre a toalha, tirando toda a maciez do tecido.

Por isso, o vinagre é uma ótima alternativa para evitar que isso aconteça. Ao adicioná-lo à lavagem, o ácido presente na substância neutraliza as partículas negativas deixadas pelo sabão na água (da mesma forma que acontece com os produtos amaciadores) - fazendo com que a sua toalha fique macia e fofinha.

Recorra ao vinagre na lavagem de peças encardidas

Essa dica vale tanto para os tecidos encardidos quanto para as roupas amareladas de suor. Logo, se o seu problema for o acúmulo de sujeira, tudo o que você precisa fazer é despejar um pouco de vinagre durante o enxágue na máquina de lavar. Caso sejam as manchinhas amarelas, basta fazer aquela solução mágica de vinagre + bicarbonato de sódio, aplicar sobre o local da mancha e esperar alguns minutinhos. Quando você perceber que a mistura fez efeito, leve o tecido com sabão e água! Também vale frisar que o tira manchas é o produto mais adequado para tirar sujeiras, mas caso o seu tenha acabado o vinagre surge como um bom quebra-galho.

Elimine de uma vez por todas o mau cheiro das roupas

Falando em suor, o vinagre é perfeito para acabar com os odores do colarinho, punhos e axilas (principalmente aqueles que forem provenientes da famosa "pizza" embaixo do braço). Para eliminá-los, aplique um pouco da substância nos locais mais afetados e deixe agir por pelo menos 5 minutos. É tiro e queda!

Matérias: Lavanderia

Ver mais