Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 14/12/2020

A receita de homus tradicional + dicas para incrementá-lo

Para quem é fã de comida árabe, o homus de grão-de-bico, sem dúvidas, está no top 10 das melhores receitas da culinária do Oriente Médio! Além do ingrediente principal, a pasta é feita com tahine, azeite, suco de limão, sal e alho que conferem um sabor inigualável ao prato. Para aprender como fazer a receita de homus tradicional em casa – e conferir algumas dicas para incrementá-la – dá uma olhada na matéria!

Aprenda como fazer homus de grão-de-bico do jeito certo

Ao contrário do que pode parecer, acertar no preparo do homus de grão-de-bico não é nada complicado. Na verdade, o que você precisa é comprar (ou preparar) um bom tahine (famosa pasta de gergelim) e apostar no sabor do alho e do limão, que fazem toda a diferença na receita.

Você vai precisar de: 300 g de grão-de-bico comum ou em lata, água para hidratar e cozinhar a leguminosa, 100 g de gergelim branco, 3 colheres (sopa) de óleo de coco sem sabor ou óleo de canola (também é possível substituir o gergelim e o óleo por 1 colher de sopa de tahine pronto), suco de 1 limão, 2 dentes de alho amassados, sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto.

Comece hidratando o grão-de-bico em uma bacia por 12 horas, colocando dois dedos de água a mais que a quantidade da leguminosa. Depois de deixá-la de molho (etapa que vai acelerar o processo de cozimento), coloque o grão-de-bico hidratado em uma panela de pressão, adicione água até que fique cerca de 4 dedos acima dos grãos e deixe cozinhar por 25 minutos depois de pegar pressão.

Se você optar por preparar o seu próprio tahine, coloque o gergelim em uma frigideira e misture sem parar até que os grãos fiquem levemente tostados. Depois, despeje em um processador, acrescente o óleo de coco (ou de canola) e triture até formar uma pasta (aproximadamente 10 minutinhos).

Quando o grão-de-bico estiver pronto, escorra bem e reserve a água do cozimento em um recipiente. Coloque a leguminosa em um liquidificador, acrescente 1 colher de sopa de tahine e misture também o suco de limão, o alho, o sal, o azeite e a pimenta. Para finalizar, adicione uma concha da água que você usou para cozinhar o grão.

Bata os ingredientes por 3 minutos até formar uma pasta. Acrescente mais uma concha de água, bata novamente por mais 2 minutos e, se julgar necessário, ajuste o sabor com um pouco mais de suco de limão e sal. Quando o homus estiver supercremoso, coloque-o em um recipiente, finalize o prato com um fio de azeite e sirva com pães e torradinhas.

Obs.: Para conservar o restante do tahine caseiro, armazene a pasta de gergelim em um recipiente de vidro com tampa e guarde por no máximo 2 meses na geladeira.

Incremente o homus de grão-de-bico com ervas frescas, temperos e um delicioso bouquet garni

Uma boa dica para deixar o homus ainda mais saboroso é triturar a pastinha com diferentes tipos de ervas frescas! Você pode acrescentar cheiro-verde, manjericão, cebolinha e outras variedades a gosto. Além disso, temperos como páprica picante, açafrão e noz-moscada também combinam muito bem com o prato.

Se você for do tipo que gosta ousar na cozinha, outra sugestão é fazer um delicioso “ramo de cheiros”, conhecido também como bouquet garni – basta montar um “buquê” de ramos de alecrim, tomilho e salsa, adicionar algumas folhas de louro e prender com um pedaço de barbante culinário. Na hora de cozinhar o grão-de-bico, coloque o bouquet garni na panela de pressão e surpreenda-se com o resultado! O mais importante é que o ramalhete esteja imerso na água para dar aroma e sabor, e não seja utilizado na finalização do prato.

Aposte em outras variações da pasta de grão-de-bico

Além do homus tradicional, outras variações com molho pesto, azeitonas, espinafre, abacate, limão siciliano e outros ingredientes criativos incrementam ainda mais a receita original. O homus de beterraba, por exemplo, é feito com pedaços da raiz assada no forno e fica simplesmente uma delícia!