Alimentação

6 alimentos que precisam ficar de molho antes do preparo

Deixe o feijão de molho por pelo menos 12 horas antes de cozinhar
Deixe o feijão de molho por pelo menos 12 horas antes de cozinhar

Você sabia que alguns alimentos devem ser deixados de molho antes do preparo? Isso porque eles possuem antinutrientes - substâncias que atrapalham a absorção de vitaminas, minerais e nutrientes importantes para o nosso corpo. A boa notícia é que, ao deixar os alimentos submersos na água, é possível eliminar a maioria dessas toxinas! Interessante, né? E, para que você não erre durante o preparo, nós listamos 6 alimentos que precisam ficar de molho antes de cozinhar. Confira!

1. Feijão

Muitas pessoas já têm o costume de deixar o feijão de molho, mas, muitas vezes, nem sabem o porquê de isso ser necessário. Assim como a maioria das leguminosas, o feijão possui substâncias que podem causar inchaço e dores de gases e, por isso, precisam ser descartadas antes do preparo. Vale destacar que todos os tipos de feijão devem ser preparados dessa forma - o inclui o preto, o carioquinha, o branco, o vermelho e até o azuki.

2. Lentilha

Servida nas festas de fim de ano para trazer sorte e fartura, a lentilha é um alimento bem nutritivo e, assim como o feijão, exige um modo de preparo específico. É necessário que você deixe a leguminosa de molho durante pelo menos 12 horas antes de cozinhar - assim, ela perde todos os antinutrientes e sujeiras.

3. Ervilha

Existem várias receitas que podem ser feitas com ervilha, né? Sopas, caldos, risotos, saladas, massas, carnes e por aí vai. Mas, para que o resultado fique realmente bom, também é importante que você deixe a leguminosa de molho durante algumas horas. Só assim os grãos liberam todas as toxinas e sujeiras (que devem ser descartadas antes do cozimento).

4. Soja

Para quem tem o hábito de preparar muitas receitas com soja - como saladas, hambúrgueres, refogados e strogonoff -, saiba que essa leguminosa também precisa ficar de molho por pelo menos 8 horas antes de cozinhar. Deixe os grãos submersos em uma bacia com água e, na hora de preparar, coloque uma água nova na panela. Assim, os antinutrientes serão eliminados e o resultado ficará bem saudável e saboroso! 

5. Milho

A espiga de milho faz muito sucesso em festas juninas e funciona como lanchinho bem nutritivo, sabia? Mas, o que muita gente não sabe, é que esse alimento - assim com as leguminosas - precisa ser deixado de molho antes do preparo. O ideal é deixar o milho por cerca de 12 horas debaixo d'água. Assim, quando você preparar, ele já estará bem limpo e livre de toxinas. Só não se esqueça de trocar a água antes de levar ao fogo!

6. Grão-de-bico

Muito presente na dieta de veganos e vegetarianos, o grão-de-bico também entra nessa lista de alimentos que precisam ficar de molho. O mais indicado é colocar os grãos dentro de uma bacia cheia de água e, então, esperar 12 horas para poder cozinhar de fato.

Quando deixamos os alimentos de molho - além de descartar os antinutrientes e sujeiras - também garantimos que os grãos cozinhem mais rapidamente (pois eles ficam amolecidos por conta do contato com a água). Bem prático, né?

Matérias: Alimentação

Ver mais