Economia do lar

4 formas de reaproveitar a água do cozimento da comida

Reaproveite a água do cozimento de legumes e verduras para preparar arroz branco
Reaproveite a água do cozimento de legumes e verduras para preparar arroz branco

Seguir um estilo de vida sustentável significa se comprometer com hábitos e ideais específicos, sabia? Muitas vezes, com pequenas atitudes e um pouco de criatividade, é possível economizar recursos no dia a dia de forma simples, inclusive nas atividades domésticas. Reaproveitar água para lavagem ou cozimento, por exemplo, é uma das melhores maneiras de fazer isso! Para te ajudar a ter um consumo mais consciente, nós listamos 4 formas fáceis de reaproveitar a água do cozimento de legumes, vegetais e leguminosas na sua rotina. Confira!

1. Reutilize a água de cozimento para deixar leguminosas de molho

Você sabia que alimentos como feijão, grão-de-bico, lentilha e milho precisam ficar de molho antes de serem cozidos? Assim, eles eliminam antinutrientes e têm um preparo mais rápido. A melhor parte é que você pode reaproveitar água de cozimento de vegetais justamente para isso. Ou seja, após cozinhar batata, cenoura etc., reserve a água do cozimento e use-a para deixar as leguminosas de molho. Dá supercerto!

2. Já pensou em regar as plantas da casa?

Caso você faça parte do time que ama natureza e tenha várias plantas em casa, a nossa dica é também usar a água do cozimento de alimentos para regar as mudinhas e, assim, evitar o desperdício. A melhor parte é que essa água é rica em nutrientes (como minerais e vitaminas) que contribuem para um crescimento saudável das plantas. No entanto, não se esqueça de esperar a água esfriar antes de usá-la para regar a sua horta.

3. Reaproveite água do cozimento de legumes para fazer arroz ou macarrão

Você também curte receitas de arroz colorido (com brócolis, cenoura e outros vegetais)? Para garantir mais sabor e preparar pratos mais nutritivos, uma boa dica é reutilizar a água do cozimento de legumes e verduras para fazer arroz, risoto ou até mesmo receitas com massa (macarrão ou nhoque, quem sabe). Após cozinhar brócolis ou couve-flor, por exemplo, utilize a água para preparar o arroz branco - fica uma delícia!

4. Água do cozimento de leguminosas se transforma em aquafaba - poderoso ingrediente da culinária vegana

A aquafaba, para quem não conhece, é a água proveniente do cozimento de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico, por exemplo). Ela se destaca por ser rica em termos nutricionais, pois tem alto teor de proteínas, vitaminas e minerais (que são liberados durante o cozimento). Por conta disso, ela é muito usada como substituta da clara do ovo em receitas veganas, como mousses e até bolos. Interessante, né?

Obs.: Geralmente, a aquafaba é batida na batedeira para alcançar o ponto de clara em neve e, assim, ser utilizada nas receitas.

Matérias: Economia do lar

Ver mais