Alimentação

Comida árabe: 4 pratos para experimentar sem sair de casa

Para conhecer melhor a comida árabe, não deixe de experimentar a babaganoush - pasta feita com berinjela e diferentes especiarias
Para conhecer melhor a comida árabe, não deixe de experimentar a babaganoush - pasta feita com berinjela e diferentes especiarias

Que tal experimentar uma culinária diferente para variar no cardápio do dia a dia? A comida árabe, para quem não conhece, é marcada pelo uso de carnes, grãos, ervas e diferentes especiarias que concedem um sabor singular aos pratos. Para que você se inspire a experimentar coisas novas - e ousar mais na cozinha -, nós preparamos uma lista com 4 receitas de comida árabe que ficam deliciosas. Dá uma olhada!

1. Kafta de carne

Bem parecida com o espetinho de carne brasileiro, a kafta é um dos pratos árabes mais tradicionais. Feita com bastante alho e diferentes temperos, essa receita é simples de fazer e é ótima para quem quer variar no preparo da carne moída.

Você vai precisar de: 1 kg de carne moída, 1 cebola grande picada, 5 dentes de alho amassados, suco de 1 ½ limão, 2 colheres de sopa de azeite, 4 colheres de sopa de cheiro-verde, 1 colher de sopa de hortelã, sal e pimenta-do-reino a gosto e palitos de churrasco.

Preparar esse prato é mais simples do que parece - basta colocar todos os ingredientes em uma tigela e misturar bem com as mãos, até ficar uma massa homogênea. Em seguida, molde a carne nos palitos de churrasco e deixe no congelador por cerca de 45 minutos. Depois, coloque para assar no forno a 180°C por cerca de 40 minutos (ou até que a carne fique bem cozida e mais dourada). Sirva com molho de alho, iogurte ou outra opção de sua preferência.

Vale destacar que a Qualitá vende espetinho de kafta congelado já pronto - ou seja, você só precisa colocar para assar na hora de comer. Bem prático, né? Essa é uma boa alternativa para quem não quer ter muito trabalho na cozinha.

2. Babaganoush

Quem aí gosta de comer pastinhas como tira-gosto? A babaganush é feita à base de berinjela, temperos e é uma ótima opção para servir no encontro entre amigos. Esse prato costuma ser servido com pão árabe ou torradinhas e funciona como opção mais refinada de aperitivo.

Você vai precisar de: 2 berinjelas grandes, 4 dentes de alho amassados, 3 colheres de sopa de tahine, suco de 2 limões, azeite, sal e cheiro-verde a gosto.

Para preparar, comece assando a berinjela no forno a 180°C por cerca de 30 minutos. Depois, retire a polpa e coloque em uma tigela. Acrescente todos os outros ingredientes e misture bem - coloque mais tempero se julgar necessário. Sirva a babaganoush com pães e torradas. Aposto que vai fazer muito sucesso!

3. Tabule

Caso a ideia seja preparar algo mais leve para o almoço ou janta, a nossa sugestão é investir no tabule - um tipo de salada feito com vegetais, trigo para quibe e ervas que fica delicioso. Ele funciona como ótimo acompanhamento no almoço ou janta e é bem simples de preparar.

Você vai precisar de: 2 pepinos picados, 1 cebola grande e picada, 2 tomates picados, 200 g de trigo para quibe, ½ limão espremido, 3 colheres de sopa de azeite, 1 xícara de cheiro-verde, sal, pimenta-do-reino e hortelã a gosto.

Antes de tudo, você deve hidratar devidamente o trigo para quibe. Deixe-o de molho por cerca de 2 horas, depois escorra e esprema com as mãos. Em seguida, misture o pepino, a cebola, o limão, o azeite, o cheiro-verde e os outros temperos. No final, acrescente o tomate o trigo e misture bem. Deixe na geladeira para ficar bem gelado e sirva em seguida.

4. Falafel

Que tal preparar bolinhos nutritivos para complementar o almoço ou lanche? O falafel é um tipo de salgadinho frito feito com grão-de-bico que faz muito sucesso na culinária árabe - ou seja, você não pode deixar de experimentar!

Você vai precisar de: 300 g de grão-de-bico, 5 dentes de alho amassados, 1 cebola grande picada, 1 batata grande ralada, ½ xícara de cheiro-verde, 1 colher de chá de cominho, 1 colher de chá de pimenta síria, sal, pimenta-do-reino e noz moscada ralada a gosto, óleo para fritar

Para começar, deixe o grão-de-bico de molho por entre 12 e 24 horas, trocando a água a cada 4 horas, se possível. Depois, seque os grãos e reserve. Em um processador, coloque a cebola, o alho e os temperos e bata bem. Em seguida, acrescente o grão-de-bico a batata ralada e processe mais uma vez. Quando a massa estiver pronta, faça bolinhas com as mãos e frite no óleo quente. Sirva com molho de alho que fica uma delícia!

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