Alimentação

7 receitas com palmito para deixar o seu almoço mais gostoso

Para preparar mais receitas com palmito no dia a dia, uma boa dica é apostar em versões de saladas com diferentes hortaliças
Para preparar mais receitas com palmito no dia a dia, uma boa dica é apostar em versões de saladas com diferentes hortaliças

Muito presente na dieta de veganos e vegetarianos, o palmito é um fruto bem saboroso e altamente nutritivo que pode ser usado em diferentes receitas - desde saladas até massas e risotos. Ele é extraído do caule de algumas espécies de palmeira e, por isso, pode ser encontrado em diferentes versões. Os tipos de palmito mais consumidos, por exemplo, são o pupunha, juçara e açaí. Para que você se anime a incluir esse vegetal na sua dieta, nós separamos 7 receitas de palmito que dão água na boca. Confira!

1. Salada de palmito

A alternativa mais simples para quem quer incluir o palmito no cardápio é apostar no preparo de saladas. Para isso, a nossa sugestão é usar diferentes hortaliças (alface, tomate, cebola e pimentão, por exemplo). Coloque um pouco de azeite por cima, alguns temperos e prontinho!

Você vai precisar de: 1 pé de alface, 1 vidro de palmito Qualitá, 2 tomates picados, 1 cebola média picada, ½ pote de azeitonas verdes sem caroço, sal, cebolinha, orégano e azeite a gosto.

Para preparar, comece lavando bem os vegetais. Depois, pique-os da forma que preferir, reúna tudo em um refratário e prontinho. O ideal é que você deixe para acrescentar as azeitonas, a cebolinha, o orégano, o azeite e o sal por último. Fica uma delícia!

2. Torta de palmito de liquidificador

Caso a ideia seja preparar um almoço um pouco mais elaborado - e ao mesmo tempo prático - uma boa dica é apostar na receita de torta de palmito de liquidificador. Ela é bem simples, atende ao público vegetariano e fica deliciosa. Que tal experimentar?

Você vai precisar de: 2 copos de requeijão de farinha de trigo, 1 copo de requeijão de leite, 3 ovos, ½ copo de requeijão de óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 2 colheres de sopa cheias de queijo ralado Qualitá, 1 pitada de sal, 1 vidro de palmito Qualitá, 2 cebolas médias picadas, 2 tomates picados (sem pele), 2 colheres de sopa de manteiga, azeite, azeitonas verdes sem caroço, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para preparar, comece colocando a farinha, o leite, o óleo, o queijo ralado, a pitada de sal e o fermento no liquidificador. Bata bem por alguns minutos (até que a mistura fique bem homogênea) e então, cubra o fundo e as laterais de um refratário com a massa. Para fazer o recheio, comece derretendo a manteiga em uma panela, acrescente a cebola picada com um pouco de sal e refogue por uns minutos.

Em seguida, adicione o tomate, mexa mais um pouco e, então, coloque o palmito picado em rodelas. Tempere com sal, pimenta-do-reino, um pouco de azeite e acrescente as azeitonas a gosto. Mexa mais um pouco e, então, despeje o conteúdo dentro do refratário. Cubra com o restante da massa e coloque para assar no forno preaquecido a 200°C por cerca de 45 minutos. Fica uma delícia!

3. Pastel de palmito

Você sabia que dá para fazer comida de boteco em casa? O pastel de palmito, em especial, é uma alternativa mais refinada e, além de ser servido como aperitivo, também funciona como ótimo acompanhamento para o almoço.

Você vai precisar de: 2 pacotes de massa de pastel Qualitá, 1 vidro de palmito Qualitá, 1 cebola grande picada, 2 tomates picados, 3 dentes de alho amassados, azeite, cheiro-verde, azeitonas verdes sem caroço, sal e pimenta-do-reino a gosto, óleo para fritar.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite, o alho, a cebola e refogue até dourar. Acrescente o tomate, misture até que ele fique mais molinho, acrescente o palmito picado, o sal, a pimenta, o cheiro-verde e as azeitonas a gosto. Adicione um pouquinho de água e misture até que o palmito fique macio. Quando o recheio ficar pronto, abra a massa de pastel, remova o plástico e coloque um pouco do recheio. Dobre ao meio, amasse as pontas com um garfo e coloque os pasteis para fritar no óleo quente. Prontinho!

4. Risoto de palmito

Caso o objetivo seja preparar um almoço mais refinado para receber visitas, uma boa dica é apostar no risoto de palmito. Para preparar de forma rápida, a nossa sugestão é usar a panela de pressão - assim, a refeição fica pronta em apenas alguns minutos.

Você vai precisar de: 2 xícaras de chá de arroz arbóreo, 1 cebola média ralada, 1 cenoura ralada, 1 vidro de palmito Qualitá, ½ xícara de vinho branco, 1 pacote de queijo ralado parmesão Qualitá, 4 xícaras de água, azeite, sal, cheiro-verde e pimenta-do-reino a gosto.

Em panela de pressão, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola picada com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Após misturar por uns minutos, acrescente o palmito, a cenoura ralada, o cheiro-verde e mexa mais um pouco. Depois, adicione o arroz, refogue um pouco e, então, coloque o vinho branco. Mexa até que ele evapore e, depois, adicione a água. Tampe a panela, deixe no fogo e quando começar a apitar, espere 5 minutos. Depois, abra a panela, despeje o queijo ralado e mexa mais um pouco. O resultado fica delioso!

5. Estrogonofe de palmito

Uma boa dica para quem preparar um almoço prático e saboroso é dar uma chance para o estrogonofe de palmito. Além de ser uma alternativa vegetariana, esse prato é bem nutritivo e mais fácil de preparar do que parece. Que tal experimentar?

Você vai precisar de: 1 vidro de palmito Qualitá, 100 g de champignon, 1 cebola média picada, 3 dentes de alho amassados, azeite, ½ sachê de molho de tomate Qualitá, 8 colheres de sopa de ketchup, 1 colher de sopa de mostarda, 1 caixa de creme de leite, 1 colher de sopa de molho inglês, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Em uma panela, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola picada e o alho com um pouco de sal. Em seguida, acrescente o champignon, o palmito picado. Acrescente o molho de tomate, o ketchup, a mostarda e o molho inglês sem parar de mexer. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e, por fim, misture o creme de leite. Sirva o estrogonofe com arroz branco e batata palha.

6. Creme de palmito

Que tal preparar uma receita de creme de palmito para servir de acompanhamento no almoço? Esse prato combina superbem com o arroz e feijão, funciona como ótimo complemento na dieta de vegetarianos e é supersimples de fazer.

Você vai precisar de: 1 vidro de palmito Qualitá, 3 colheres de sopa de margarina, 1 cebola grande picada, 3 dentes de alho amassados, 2 xícaras de leite, 2 xícaras de água, 1 caixa de creme de leite, 1 pacote de queijo parmesão ralado Qualitá, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para preparar, coloque a margarina, o alho e a cebola em uma panela e refogue no fogo baixo por uns minutos. Em seguida, acrescente o palmito picado, o sal, a pimenta-do-reino e misture por mais alguns minutos. Adicione a água e deixe ferver por 5 minutos. Depois, acrescente o leite e mexa novamente. Coloque tudo no liquidificador, mexa bem e, em seguida, despeje na panela novamente e adicione o creme-de-leite e o queijo ralado para finalizar.

7. Palmito gratinado

Para finalizar, uma boa sugestão é preparar uma receita simples de palmito gratinado. Incrementado com queijo parmesão e pimenta-do-reino, esse prato funciona como acompanhamento mais refinado para o almoço em família. Vale a pena experimentar!

Você vai precisar de: 1 vidro de palmito Qualitá, 3 colheres de sopa de margarina, 400 ml de leite, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 150 g de queijo muçarela picado, 150 g de presunto picado, 1 pacote de queijo ralado parmesão Qualitá, sal e 1 pitada de noz-moscada.

Em uma panela, derreta a margarina, acrescente a farinha e o leite aos poucos sem parar de mexer. Adicione o sal, uma pitada de noz-moscada e, quando a mistura encorpar, reserve. Em um refratário, coloque o palmito picado, o queijo muçarela e o presunto. Jogue o creme da panela por cima, cubra com o queijo parmesão e leve ao forno preaquecido a 220°C por cerca de 20 minutos.

Matérias: Alimentação

Ver mais