Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer começar uma horta em casa? Veja quais plantas podem ser cultivadas juntas
Guia Culinário 16/05/2019

Quer começar uma horta em casa? Veja quais plantas podem ser cultivadas juntas

Quem é fã de tempero na cozinha já deve sentido aquela vontade de ter uma hortinha em casa. E saiba que o processo não é nada difícil, viu? Até um pote de sorvete vazio pode se tornar um vaso de temperos sustentável.

O que nem todo mundo sabe é que, além de se preocupar com questões como tempo de exposição ao sol e frequência da rega, nem todas as plantas podem ser cultivadas juntas. Pois é, algumas não gostam muito de companhia e acabam matando a vizinha ou então possuem características que simplesmente não batem com outras espécies. Ao mesmo tempo, há casos em que ocorre exatamente o contrário, na qual os temperinhos podem ser cultivados no mesmo vaso. Inspire-se nas nossas sugestões e faça logo a sua horta caseira!

Alecrim + alface

Se você mora em apartamento talvez esteja pensando que cultivar alface não é lá uma boa ideia, mas isso não é verdade! Se tiver uma boa jardineira ele pode crescer bem bonito na sua janela. Por isso, se tiver optado por plantar essa hortaliça, a dica é cultivá-la junto com o alecrim. Isso porque as folhas dessa planta atuam como um repelente natural, ajudando a espantar insetos e deixando a sua alface livre de possíveis pragas. Sem falar que o tempero é uma delícia e combina muito bem com a carne suína.

Couve + tomilho

Assim como ocorre com a alface, a couve, embora grande, também pode ser cultivada em apartamentos sem problemas – inclusive dentro de garrafas pet, sabia? Mas ao invés de colocá-la em um vaso sozinha, uma dica é plantá-la com o tomilho. Esse tempero, por sua vez, consegue espantar pelo seu odor a borboleta-da-couve – que por sua vez coloca nas folhas da hortaliça ovos de uma lagarta que, como o próprio nome indica, ataca justamente a couve.

Sálvia + repolho

Nem todo mundo tem o hábito de usar a sálvia na cozinha, o que é uma pena, já que a erva combina muito bem com carnes e massas, dando um toque único e refrescante à comida. Já se você é adepto dessa plantinha, ou simplesmente resolveu dar a ela uma chance, saiba que é uma boa ideia plantá-la com o repolho. Isso porque seu cheiro forte da sálvia repele um animal conhecido como mariposa do repolho, praga que pode acabar com a sua hortinha.

Batata + feijão

Aqui não tem jeito, será preciso ter um jardim para poder plantar a batata, já que ela é um tubérculo – isto é, uma espécie de raiz hipertrofiada -, e por isso preciso de espaço para crescer bem. A dica é plantá-la com o feijão, essas duas plantas acabam ajudando no desenvolvimento da outra. Pois é, elas compartilham nutrientes, deixando as raízes mais fortes. Legal, né?

Dica extra: plante hortelã em um vaso separado, mas a mantenha perto da horta

A hortelã infelizmente é uma dessas plantas solitárias que não é muito fã de dividir o seu espaço com outras hortaliças. Ao mesmo tempo, o seu cheiro forte ajuda a espantar pragas de uma forma geral, já que repele os insetos. Por isso, nossa dica é plantá-la em um vasinho separado, mas deixá-la perto da sua horta caseira. Assim, serão grandes as chances de as suas plantinhas crescerem fortes e saudáveis!

Veja mais