Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 26/01/2021

7 comidas típicas do Brasil para viajar pelo país sem sair de casa

Para conhecer mais a fundo a culinária nacional – que é bem diversa e rica em temperos -, que tal experimentar algumas comidas típicas do Brasil que são bastante conhecidas? Do norte ao sul do país, existem pratos bem variados e saborosos (feitos com farinha de mandioca ou azeite de dendê, por exemplo) que merecem ser experimentados ao menos uma vez na vida. Ficou interessando? Então confira a nossa lista de 7 receitas de comidas brasileiras para preparar em casa!

1. Acarajé é muito consumido na Bahia

Para começar a lista, nada melhor que um dos pratos mais famosos do Nordeste. Tradicional da Bahia, o acarajé é basicamente um tipo de bolinho feito de massa de feijão fradinho temperado e frito no azeite de dendê. Geralmente, ele é recheado com um molho feito a base de camarão, azeite de dendê e pimenta. Vale a pena experimentar!

2. Vatapá é um prato tradicional da culinária afro-brasileira

Assim como o acarajé, que é tradicional do Nordeste, o vatapá é um prato típico da culinária afro-brasileira que faz bastante sucesso – principalmente nos estados da Bahia, Amazônia, Pará e outros do Norte. Semelhante a um creme, essa receita é feita com camarão, azeite de dendê, leite de coco, farinha de rosca, cebola, cheiro-verde e pimentas.

3. Feijão tropeiro é muito consumido nas cidades de São Paulo e Minas Gerais

Tradicional da culinária mineira e paulista, o feijão tropeiro é uma receita rica em temperos que combina superbem com pratos de linguiça, torresmo e couve refogada. Essa receita é feita basicamente com feijão carioquinha cozido, alho, cebola, cheiro-verde, farinha de mandioca, bacon e linguiça calabresa picadinhos.

4. Açaí é uma fruta nativa da Amazônia

Apesar de ser consumido no Brasil todo, o açaí é originário da Amazônia e, em diversas cidades da região Norte, costuma ser usado em pratos salgados – a receita de peixe frito com açaí, por exemplo, faz bastante sucesso no Pará. O mais comum, ainda assim, é usar essa fruta para o preparo de um creme doce (batido com xarope de guaraná) que pode ser servido com frutas picadas e granola.

5. Moqueca capixaba é bem temperada e fica deliciosa com arroz branco + farofa

Para quem não conhece, a moqueca capixaba é um tipo de cozido feito com peixe bem temperado (com limão, sal, alho, cebola e pimenta), refogado com tomate, azeite e algumas ervas (cheiro-verde e coentro). Muito consumido em diferentes cidades do Espírito Santo, esse prato é perfeito para servir com arroz branco e farofa temperada.

6. Arroz carreteiro é bastante consumido no sul do Brasil

Típico da região Sul, o arroz carreteiro é outro prato bem temperado e saboroso que faz bastante sucesso no Brasil. Ele é feito basicamente com arroz branco, carne-seca, alho, cebola e temperos que acrescentam mais cor e sabor à receita. Uma boa dica é incrementar o arroz carreteiro com bacon picado e cheiro-verde a gosto. Fica de dar água na boca!

7. Pamonha goiana é bem temperada e geralmente servida com queijo minas

Embora seja mais consumida no Nordeste, a pamonha é um quitute brasileiro que é feito de diferentes formas pelo resto do país. De origem indígena, essa iguaria pode ser doce ou salgada e é preparada com temperos distintos. A pamonha goiana, em especial, é feita com milho verde triturado, temperada com sal ou açúcar e incrementada, geralmente, com queijo minas, pimenta, cebolinha e linguiça frita (embora esse último ingrediente seja opcional). O prato é bem elaborado e tem a cara do Brasil – vale a pena experimentar!