Organização

Como conservar frutas cortadas e inteiras na geladeira

Para conservar frutas inteiras, o ideal é recorrer à gaveta inferior da geladeira, uma parte menos refrigerada
Para conservar frutas inteiras, o ideal é recorrer à gaveta inferior da geladeira, uma parte menos refrigerada

Você costuma ter frutas cortadas em potes na geladeira? Muitas pessoas gostam de guardar manga, mamão, melão e melancia, por exemplo, já fatiados para lembrar de comer no dia a dia. O problema é que, quando não armazenadas da maneira certa, essas frutas podem acabar estragando rapidamente. Para te ajudar nesse assunto, nós separamos dicas certeiras de como conservar frutas - tanto cortadas quanto inteiras - na geladeira. Mas caso você queira conservá-las por bastante tempo, lembre-se de congelá-las, ok? Confira!

Frutas cortadas devem ser guardadas em potes de forma separada

Se você gosta de guardar frutas cortadas, a nossa dica é sempre armazená-las em potes não transparentes e fechados, de forma separada. Pode parecer algo bobo, mas usar recipientes mais escuros - como pretos e marrons - ajuda a evitar que as frutas fiquem expostas à claridade. Neste caso, elas ficam protegidas contra a luz e tendem a durar bem mais tempo, sabia?

Caso você corte melão em cubinhos, por exemplo, guarde-os em uma vasilha de plástico preta, separando-os das demais frutas. Assim, o melão não absorve o cheiro de outros alimentos e fica mais bem conservado. Basta usar um pote diferente para cada tipo de fruta que não tem erro!

Vale destacar que saladas de frutas (geralmente feitas com abacaxi, maçã, banana, morango, uva, manga, mamão, laranja e outras frutinhas) devem ser consumidas em até uma semana, para não perderem sabor e nutrientes. Guarde a salada em um pote de vidro fechado e vá consumindo aos poucos que não tem erro!

Obs.: Uma boa dica para garantir que a salada de fruta dure mais tempo é colocar bastante suco de limão ou laranja. Assim, as frutas cortadas ficam submersas no suco ácido, o que faz com que elas demorem bem mais a estragar. Fica a dica!

Pingue um pouco de suco de limão para conservar as frutas por mais tempo

Se você tem o costume de guardar maçãs e peras cortadas, por exemplo, aqui vai uma dica de ouro: pingue um pouco de suco de limão na polpa das frutas antes de guardá-las na geladeira. O limão ajuda a conservar melhor o alimento - principalmente os de polpa clara - e tende a prolongar o tempo em que ele ficará com a cor normal (isto é, demora mais para que a fruta escureça). Interessante, né?

Frutas inteiras devem ficar na gaveta inferior da geladeira (parte menos refrigerada)

Na hora de guardar as frutas e outros vegetais, é muito importante recorrer ao local certo da geladeira. A gaveta inferior, em especial, é a mais indicada para esses alimentos, pois é menos refrigerada que os outros setores. O ideal é que você guarde todos os vegetais - não apenas as frutas, mas também os legumes e verduras - enrolados em plásticos e sem lavar! Quando você lava as frutas antes de guardar elas perdem a produção natural que possuem - isso faz com que elas estraguem mais rápido.

Resumindo: guarde as frutas inteiras em plásticos, na gaveta inferior, sem higienizar. Lembre-se de lavar apenas antes de consumir, ok?

Matérias: Organização

Ver mais