Lavanderia

4 cuidados com a bota que farão ela durar mais tempo

Para limpar o solado da sua bota de couro use uma escova de cerdas duras
Para limpar o solado da sua bota de couro use uma escova de cerdas duras

Não tem jeito: chega o inverno e aquela bota amiga já sai do armário para nos ajudar a aquecer o pé nos dias de frio. Além disso, elas possuem a vantagem de proteger ainda mais o corpo na chuva, evitando que os pés molhem. Sem falar que são um verdadeiro charme, né? Por isso, dá aquela tristeza quando percebemos que uma bota esfarelou ou simplesmente estragou com o tempo. Quer aprender a fazer ela ficar como nova por um período maior? Então saiba que com 4 cuidados isso é possível! Saiba quais são eles:

1. Se molhou, seque da forma correta

Como nós mesmos já mencionamos, a bota pode ser uma boa aliada em dias de chuva. O problema é que ela não deve ficar molhada de forma alguma, porque isso pode estragá-la. Então se você costuma deixá-la em um canto da casa secando naturalmente depois que pega uma chuva, é hora de mudar os hábitos! Além de passar um pano limpo ou papel toalha para tirar o excesso de líquido, coloque-a para secar à sombra em um lugar com passagem de ar. Nada de armários e ambientes muito fechados, viu? Isso só vai deteriorar o seu sapato.

2. Botas devem sempre ficar arejadas

Talvez você tenha pensado que essa história de colocar a bota num local de sombra era apenas para aquelas que estavam molhadas de chuva. Nada disso! A verdade é que esse tipo de calçado deve ser arejado sempre antes de guardar. Isso porque nós suamos no pé, e com isso o sapato fica levemente úmido - o que pode fazer com que a bota estrague mais rápido. Por isso, sempre que chegar em casa deixe a bota secar em um lugar com boa passagem de ar antes de guardar.

3. Limpe com os produtos certos

A bota ficou suja, e agora? Bem, tudo depende do material que ela é feita. Se ela for de couro será preciso hidratá-la. Para isso, use produtos impermeabilizantes próprios para esse tipo de calçado. É bom lembrar que couro e água não se dão muito bem, então se for utilizá-la na limpeza que seja com um pano um levemente umedecido e apenas para tirar alguma sujeira específica. A dica de hidratação é a mesma para botas de material sintético, mas também é possível fazer uma rápida limpeza com pano embebido com detergente neutro. Mas use pouco o produto, viu? Já na hora de limpar o solado utilize uma escova de cerdas duras umedecida em água com detergente. Só tome cuidado para essa mistura não ir para o couro.

A bota é de camurça? Então a dica é outra! A regra de não usar água continua, porque isso acaba com o sapato feito com esse material, mas o resto da limpeza é feito de forma diferente. Bem, em primeiro lugar separe uma escova só para limpar esse tipo de calçado. Suas cerdas devem ser bem espaçadas e de espessura média. Passe-a por toda a superfície do sapato, seguindo a direção dos fios. Isso ajuda a tirar sujeiras mais grossas, como as de lama. Apenas se ele estiver com uma mancha que não sai você pode optar por limpar com água, mas ainda assim use uma quantidade bem pequena do líquido.

4. Guarde corretamente a sua bota

Passou o frio e a bota terá que ser aposentada por um tempo? Então para que ela volte nova em folha será preciso guardá-la corretamente. Como você já deve imaginar, elas precisam ficar arejadas, mas isso não significa que elas não possam ficar no armário! Apenas lembre-se de guardá-las dentro de um saco de TNT, que tem furinhos, e nunca dentro de um de plástico. Também é bom ressaltar que, até para evitar o famoso "cheiro de guardado" das roupas, os armários precisam ficar abertos por algumas horas com frequência, então isso também irá permitir que os seus sapatos sejam arejados. Seguindo todas essas dicas, sua bota vai durar muito mais tempo!

Matérias: Lavanderia

Ver mais