Lavanderia

O inverno chegou! Saiba como secar a roupa no frio sem dificuldades

Para que as roupas sequem bem no inverno, uma boa dica é deixá-las ao sol esticadas em cabides
Para que as roupas sequem bem no inverno, uma boa dica é deixá-las ao sol esticadas em cabides

Com a chegada do frio a gente precisa tirar todas as roupas compridas do armário, né? São casacos, calças, moletons e meias que passarão a ser usados todos os dias. O único problema é que, nessa época, fica um pouco mais difícil lavar e secar os itens por conta do clima. Mas o que muitos não sabem é que existem, sim, alguns truques simples para que as roupas sequem bem (e rapidamente) mesmo quando a temperatura está bem baixa. Aqui, nós listamos algumas dicas para que você consiga lavar e secar tudo na friaca sem ter dor de cabeça. Confira!

Use uma toalha para tirar o excesso de água das roupas

Uma das melhores táticas para acelerar o processo de secagem das roupas é usar uma toalha para tirar o excesso de água. É bem simples: após a lavagem, pegue uma toalha de banho seca e enrole bem na roupa até tirar bem a água. Depois, é só estender os dois itens bem esticados no varal e esperar que fiquem completamente secos. Essa, inclusive, é uma ótima forma de acelerar a secagem de roupas delicadas, que não podem ser muito torcidas à mão.

Programe a máquina para lavar de madrugada e estenda as roupas pela manhã

Durante o inverno, outra dica importante é buscar aproveitar ao máximo o tempo de sol para a secagem das roupas. Ou seja, o mais indicado é que você as estenda no período da manhã para que, assim, elas peguem todo o sol do dia. Para isso, o ideal é que você programe a máquina (basta usar a função "adiar lavagem") para que as roupas estejam lavadas de manhã bem cedo. Depois, é só estendê-las em um local que pegue bastante sol. Prontinho!

Use cabides e lembre-se de esticar bem todas as peças

Outra dica bem simples, mas que faz total diferença, é usar cabides de plástico para deixar as roupas molhadas bem esticadas. Assim, você também otimiza espaço no varal - pois, quando dispostas em cabides, as roupas ocupam uma área menor e podem ser estendidas em maior quantidade. Mas, caso não seja possível recorrer aos cabides, lembre-se de deixar as roupas bem esticadas, ok?

Recorra à função 'secadora' da máquina de lavar

Para quem não dispõe de muito espaço em casa para estender as roupas a melhor dica é recorrer a uma máquina de lavar que venha com a função de secadora. Neste caso, as roupas já saem sequinhas da lavadora, de modo que você só precisa passá-las. Muitas máquinas modernas vêm com essa dupla função de lavagem/secagem. Dependendo do seu caso, uma dessas pode ser um ótimo investimento para a casa.

O secador de cabelo também pode ser útil

Pode parecer estranho, mas o secador de cabelo também é uma mão na roda para a secagem de roupas. Portanto, caso você perceba que - mesmo após ficar bastante tempo no varal - a peça ainda não secou completamente, uma boa dica é recorrer ao secador elétrico. Basta direcionar o vento do aparelho para a região úmida que ela seca rapidamente. Só tome cuidado para não aproximar demais o secador da roupa - um palmo de distância já é suficiente. Fica a dica!

Use a centrífuga de folhas para acelerar a secagem de peças íntimas (meias, calcinhas e cuecas)

Além de usar a centrífuga da máquina de lavar (que ajuda a tirar o excesso de água das roupas), existe uma dica ótima para a secagem das peças íntimas: antes de estendê-las, coloque-as em uma centrífuga de folhas e gire bem para que saia o excesso de umidade. Após centrifugar as meias, cuecas e calcinhas, pode ter certeza que elas vão secar bem mais rápido (mesmo no frio). Nesse caso, o ideal é ter uma centrífuga só para isso, e não usá-la para secar roupas íntimas em um dia e a alface no outro.

Obs.: Na hora de estender, não se esqueça de garantir que as roupas fiquem distantes umas das outras. Assim, o vento consegue circular melhor e a secagem acaba sendo bem mais rápida.

Matérias: Lavanderia

Ver mais