Lavanderia

Aprenda a evitar que a roupa fique com cheiro de guardada no armário

Limpe o guarda-roupa com frequência para evitar o cheiro de guardado
Limpe o guarda-roupa com frequência para evitar o cheiro de guardado

Você já reparou que, quando usamos uma roupa que ficou muito tempo guardada no armário, ela fica com um cheirinho estranho? Quando isso acontece, lavar a peça novamente antes de vestir acaba sendo a única opção, né? Mas como nem sempre nos lembramos de checar se ela está com cheirinho de guardado com antecedência, não dá para recorrer à máquina de lavar de última hora - e aí só nos resta usar assim mesmo ou pensar em outro look.

Mas você sabia que existem alguns truques simples para que suas peças não fiquem com esse desagradável "cheiro de guarda-roupa"? Vem que a gente te ajuda a fugir desse problema!

Limpe o guarda-roupa com frequência

Um dos principais truques para evitar que as roupas fiquem com cheiro ruim com o passar do tempo é ter o hábito de limpar o guarda-roupa regularmente. Tudo bem, a gente sabe que dá preguiça fazer essa tarefa (que atire a primeira pedra quem nunca deixou mil peças entulhadas por preguiça de organizar tudo), mas isso vai te poupar o trabalho de precisar lavar o que já está limpo novamente.

O truque aqui é tirar tudo de dentro do armário e passar um pano úmido com algum produto de limpeza ou um pouco de vinagre e água por todas as partes dele. E não precisa nem ser toda semana: uma vez ao mês já é suficiente.

Deixe a porta do guarda-roupa aberta por algumas horinhas para deixar o ar entrar

Além de procurar fazer uma limpeza mensal, outra dica que faz toda a diferença para evitar o cheiro de mofo nas roupas é abrir a porta do guarda-roupa por algumas horinhas para deixar o ar entrar e circular no ambiente. Esse simples ato vai reduzir as chances de as suas peças ficarem com um odor estranho. Mas atenção: para que essa prática realmente funcione é importante que o quarto tenha entrada e saída de ar, ok? Por isso, não se esqueça de abrir também a porta e a janela do cômodo.

Evite o excesso de itens no armário

O truque de fazer o ar entrar funciona, mas não vai dar muito certo se o seu guarda-roupa não tiver lá muito espaço para que ele possa circular. Então, para fugir desse problema, procure evitar o excesso de peças de roupa e demais itens no seu armário.

Se perceber que realmente tem guardado mais do que deveria, fica a dica: aproveite o dia da limpeza mensal para liberar espaço com o que você nem tem usado mais e separe o que for possível para doação. Assim, além de te ajudar na missão de evitar o cheiro ruim nas roupas, essa prática ainda vai fazer bem para quem precisa do que está sobrando na sua casa.

Truque com giz, cravo e óleo também ajuda a evitar o cheiro de guardado

Além de todas essas práticas, você também pode contar com a ajudinha extra de um truque caseiro para garantir que as suas roupas mantenham um cheiro agradável até o dia em que forem usadas. É o seguinte: prepare uma trouxinha de tecido com cinco pedaços pequenos de giz + dez cravos + algumas gotinhas de óleo de essência de laranja e deixe ela em um cantinho perto das suas peças para eliminar as chances de qualquer cheirinho de mofo.

Deixe as roupas expostas no sol se sentir que o cheiro de guardado está voltando

Se você bobear com algum desses truques e perceber que algumas peças estão começando a ficar com cheiro de guardado, calma que ainda tem jeito! A dica é tirar o que está comprometido do guarda-roupa e deixar exposto ao sol por, mais ou menos, duas horinhas. Além disso, se sentir necessidade, também pode passar um pano umedecido com vinagre de álcool nessas roupas e, depois, tirar a umidade com outro pano seco antes de colocá-la de volta no armário.

Matérias: Lavanderia

Ver mais