Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cuidados com roupas: saiba como evitar que peças de couro sintético descasquem com o tempo
Cuide Bem 09/11/2018

Cuidados com roupas: saiba como evitar que peças de couro sintético descasquem com o tempo

Seja pelo preço elevado ou por ser contra o uso de peças que tenham origem animal, muita gente prefere optar pelo chamado “couro sintético” – que é feito com material sintético, e portanto mais ecológico -, deixando o original de lado. Mas aí o frio passa, a roupa fica no armário muito tempo e quando você vai usar de novo já era: ela descascou toda. Quer evitar que isso aconteça contigo? Então se liga nas nossas dicas e nunca perca uma peça por puro descuido.

Por que material sintético descasca?

Para ficar parecido com couro de verdade, na fabricação do material sintético são usados produtos químicos que formam uma espécie de película na peça. O problema é que, com o passar do tempo, ela vai desgastando e o material ressecando. Conclusão: ele começa a ter pequenas rachaduras, que com o tempo vão descascando até que a roupa esfarele de vez e não tenha mais jeito. Mas calma: é possível evitar esse trágico desfecho.

Hidrate o material sintético para evitar que a peça estrague

Foi isso mesmo que você leu: a palavra-chave para não perder a peça é hidratação. Achou que ela era exclusiva para cabelos e pele? Errou bonito. E olha que o passo a passo é mesmo, viu? Assim como você faz com o seu corpo, espalhe hidratante ou creme para pentear na sua roupa de couro sintético. O produto vai ser absorvido pela peça e isso vai evitar que ela resseque. Fácil, não? É só repetir o processo a cada 6 meses que ela vai durar muito mais tempo. Mas calma, que essa não é a única dica.

Não lave o material sintético com água e nem deixe ao sol

O passo a passo tradicional da lavanderia é bem simples: lavar a roupa na máquina ou na mão após deixar de molho e só então estender para secar ao sol. Pois é, mas em relação ao material sintético é melhor esquecer tudo isso. O motivo? Tanto a água quanto o sol são grandes inimigos desse tipo de material.

Se sujou, opte por tentar tirar as manchas com um detergente neutro em um pano seco ou usando o lado macio da esponja. Álcool também pode funcionar, mas tome bastante cuidado com o excesso. Tenha paciência para remover qualquer sujeira, porque a chance de acabar estragando a roupa na pressa é grande. Para secar coloque a peça em um lugar ventilado, já que o calor só vai fazer ela rachar.

Cuidado ao deixar o material guardado

Outro ponto que merece a sua atenção é o armazenamento desse tipo de material. Aqui, a maior dica é: não dobre. Tudo bem que você quer que caiba no armário, mas acredite quando a gente diz que essa solução não é nada indicada. Isso porque um lado pode grudar no outro, e aí quando você puxar vai descascar tudo e adeus peça. Ou, na melhor das hipóteses, a marca da dobra vai ficar aparente e não sumir por nada. Para evitar esses problemas, de preferência pendure a roupa no armário e evite que ela tenha contato direto com outras.

Por fim, a mantenha em um lugar que seja seco e ao mesmo tempo arejado. Se não tiver um em casa tire de tempos em tempos a peça do armário, mesmo que você não vá usá-la, para evitar que ela estrague sozinha.