Lavanderia

Limpar sapatos de camurça é fácil! Descubra como deixá-los de cara nova

Para o sapato de camurça se manter com cara de novo a dica é nunca botar ele para lavar em água corrente
Para o sapato de camurça se manter com cara de novo a dica é nunca botar ele para lavar em água corrente

Não dá para negar que sapatos de camurça são lindos e estilosos. No entanto, como a limpeza desse tipo de material é difícil, muita gente desiste do calçado para apostar em uma opção que não dê tanto trabalho assim quando começa a ficar suja ou com manchinhas

Mas sabia que essa missão não é tão impossível assim se você apostar nos truques certos? Por isso, para que você não precise abrir mão desse tipo de sapato só por ter medo de não saber como limpá-lo, preparamos essa matéria especial com dicas infalíveis para cumprir essa tarefa. Vem aprender!

Não caia no erro de lavar o sapato de camurça em água corrente 

Um erro muito comum de quem tem sapato de camurça - e fica na dúvida sobre a melhor maneira de limpar o tecido - é fazer a limpeza em água corrente. Só que, em vez de apenas remover as sujeirinhas do calçado, você acaba piorando a situação por criar algumas manchas na superfície.

Sendo assim, já anote aí a regra número 1 para preservar o tempo de vida útil do seu sapato: não caia na tentação de limpá-lo com água! Pode até parecer mais trabalhoso não seguir o passo a passo simples dos outros calçados, mas seu bolso vai agradecer por não ter um calçado lindo desperdiçado. 

Use uma escova específica para sapatos de camurça e siga a direção do tecido

Já entendeu que a água vai mais atrapalhar que te ajudar na missão de limpar o calçado, certo? Então lá vai a segunda dica: tenha uma escova específica para sapatos de camurça em sua casa! Com cerdas bem espaçadas de espessura média, ela ajuda a remover os resíduos de sujeira mais destacados - como lama, por exemplo - sem danificar o sapato.

Mas, atenção: para deixar seu calçado de camurça com cara de novo, tenha o cuidado de passar a escovinha seguindo a direção dos fios do tecido. Caso contrário, ele vai começar a ficar com uma aparência envelhecida e pode até começar a desfiar.

Não resolveu com a escova? Adicione um pouco de água!

Insistiu com a escova e, ainda assim, o sapato continuou sujo e com algumas manchas? Então, é preciso adicionar um pouco de água! Mas, em vez de jogar o calçado em água corrente, a dica é ter cautela e usar uma pequena quantidade do líquido.

Um erro comum é passar a escova com água apenas na área manchada - o que vai acabar causando desgaste no sapato por comprometer a uniformidade do tom. O segredo aqui é umedecer todo o sapato para evitar esse problema e, depois, deixar secar ao natural.

Borracha e esponja de aço também são alternativas

Se ficar com medo de arriscar a água no seu sapato novinho de camurça ou não tiver uma escova específica para isso, também pode apostar em outras opções! Caso o seu sapato tenha cor clara, por exemplo, a dica é apagar a área manchada com uma borracha (isso mesmo!). Outro truque, independentemente do tom do calçado, é contar com a ajuda de uma esponja de aço - seguindo a mesma dica de esfregar no sentido do tecido para evitar desgaste e que ele fique desfiado.

Matérias: Lavanderia

Ver mais