Economia do lar

20 snacks para servir aos amigos que custam menos de R$ 10

Pipoca e pizza são opções baratas para reunir os amigos em casa
Pipoca e pizza são opções baratas para reunir os amigos em casa

Se reunir com os amigos em casa é sempre agradável. Mas, quando a grana aperta, os encontros acabam sendo menos frequentes - afinal, não dá para marcar um programa sem gastar um bom dinheiro com lanches e aperitivos, certo? Errado! Porque é só saber escolher as opções certas para preparar uma social daquelas sem pesar muito no bolso.

Sem ideias do que fazer? A gente te ajuda! Confira 20 opções de snacks que custam menos de 10 reais para receber os seus amigos sem dor de cabeça e mantendo o bolso feliz da vida:

1. Biscoito doce

De chocolate, morango, coco... são várias opções! E é difícil encontrar alguém que não goste desses biscoitinhos doces. Para não correr risco, faça um mix com vários sabores para toda a galera ficar satisfeita com o lanche.

2. Biscoito de polvilho

Existe alguém que não goste de biscoito de polvilho? Doce ou salgado, esse aperitivo é sensação! E o bom é que dá para servi-lo com qualquer tipo de bebida - desde sucos a refrigerantes. Não economize na quantidade porque é difícil comer um só!

3. Guacamole

Se quiser deixar sua social um pouquinho mais elaborada, além dos biscoitinhos você também pode preparar guacamole para acrescentar no cardápio. A receita é bem simples: basta formar uma espécie de purê com a polpa do abacate e, depois, espremer um pouco de limão e acrescentar sal à mistura.

4. Enroladinho de salsicha

Além de barato, o enroladinho de salsicha também é superprático de ser feito - para a alegria de quem não tem muita habilidade na cozinha! É só cortar a carne de porco em pedacinhos e colocar em um palitinho para servir aos convidados e pronto! Se desejar, deixe alguns recipientes com molhos e farofas para cada convidado se servir a gosto.

5. Pipoca

Que tal uma sessão cinema com os amigos? Para acompanhar, como não poderia ser diferente, é só preparar um balde de pipoca. Além da salgada, que é a mais clássica para reuniões desse tipo, prepare também a doce para dar uma variada no cardápio. Ou então fique com a pronta, que dá ainda menos trabalho!

6. Pizza à francesa

Todo mundo ama pizza - então, é claro que essa escolha não tem erro! Compre uma dessas versões prontas e baratinhas e corte em vários pedaços para já deixar tudo preparado para seus amigos pegarem. Se tiver vinho em casa, fica a dica de uma ótima combinação!

7. Amendoim

Como o amendoim é sempre lembrado quando o assunto é "aperitivo", não dá para deixá-lo de fora, não é? Baratinho e prático, é só colocar uma porção em vários pratinhos que já está tudo preparado para você e seus amigos.

8. Pão de queijo

Não precisa ser mineiro para amar pão de queijo - afinal, esse lanche é mesmo uma delícia, ainda mais quando é servido quentinho para acompanhar uma xícara cheia de café. Se estiver com o clima frio, então... É a escolha perfeita para receber os seus amigos em casa sem gastar muito.

9. Salgados

Que tal salgados sortidos para deixar a social uma delícia e em clima de festa? Fazendo em casa ou comprando alguns prontos na padaria, vale a pena investir nesse lanchinho para agradar aos convidados sem deixar de economizar.

10. Uva passa

A uva passa é polêmica, a gente sabe! Mas o que seria do azul se todos gostassem do amarelo? Então, sempre tem alguém no seu grupo que vai curtir essa fruta seca entre as opções. Ah, e não precisa ser Natal para colocar um potinho com esse alimento na mesa, viu? Ele está liberado para qualquer época do ano!

11. Amêndoa

Assim como a uva passa e o amendoim, a amêndoa é uma boa opção para deixar na mesa para seus amigos beliscarem entre um lanche e outro. Como elas são versáteis, eles podem até ser usadas para incrementar outras receitas - como iogurtes ou mingaus, por exemplo.

12. Queijos

Que tal queijos e vinhos para incrementar a social? Prepare os frios em um prato bonito - de preferência com mais de dois tipos diferentes - e pronto! Ninguém vai colocar defeito.

13. Torrada com geleia

A dupla torrada com geleia pode não agradar a todos - mas, assim como ocorre com a uva passa, certamente algum amigo vai curtir essa combinação agridoce.

14. Quibe

Seja para incrementar a porção de salgadinhos ou sozinho, o quibe é uma boa opção para o cardápio do dia sem gastar muito. Acrescente molhos picantes para tornar tudo ainda mais saboroso. Seus amigos vão amar!

15. Palitinho de legumes

Se tem algum vegetariano no seu grupo ou apenas deseja uma opção mais saudável para o cardápio, a dica é substituir o churrasco pelo palitinho de legumes. Escolha os ingredientes de sua preferência, apostando em muita cor para que a aparência do lanche fique bem bonita.

16. Chips de hortaliças

Ainda na vibe saudável, outra dica é substituir os biscoitos chips pobres em nutrientes por uma versão supersaudável. O segredo? É separar algumas hortaliças para preparar essa iguaria. Fica a dica fitness!

17. Palmito

Assim como os queijos, palmito também é uma boa opção para servir puro para os seus amigos sem a necessidade de muitos acompanhamentos. Corte várias rodelinhas, arrume em um prato ou tigela bonita e já está tudo certo!

18. Azeitona

Gosta de azeitonas? Então, prepare alguns palitinhos, um molho bem gostoso - como o rosé, por exemplo - e deixe seus amigos à vontade para provarem esse aperitivo que combina com qualquer tipo de bebida.

19. Salada de frutas

Sempre bom ter um docinho para completar o cardápio, não é? E melhor ainda se essa opção for muito nutritiva e não resultar em algumas calorias a mais. Sendo assim, fica a dica de separar vários tipos de frutas diferentes e preparar uma salada saborosa.

20. Sanduíche

Não dá para ficar só no aperitivo, não é? Então, para fechar a lista, não poderia faltar o sanduíche! Separe alface, queijo, frango desfiado, tomate - e qualquer outro ingrediente de sua preferência que desejar adicionar - e faça o lanche para matar a fome dos seus amigos. Deu mais de R$ 10? Então para caber no orçamento é só ir cortando alguns ingredientes - e acrescentando outros, se preciso - que no fim você vai perceber que lanches baratos são definitivamente possíveis.

Matérias: Economia do lar

Ver mais