Alimentação

Você sabe onde deve ir cada item na geladeira? Montamos um guia especial

Guarde frutas, legumes e diferentes vegetais na gaveta inferior da geladeira
Guarde frutas, legumes e diferentes vegetais na gaveta inferior da geladeira

Guardar os alimentos na geladeira não precisa ser uma tarefa difícil, ok? Para não errar, basta saber os locais certos para armazenar cada item - alguns alimentos ficam melhor na gaveta, outros na porta ou até mesmo na prateleira. Depende muito do nível de refrigeração que cada um demanda. Para te ajudar nesse assunto, nós preparamos um guia especial indicando os melhores lugares da geladeira para guardar cada produto. Confira!

Ovos devem ser guardados nas prateleiras intermediárias

Você sabia que os ovos não devem ser armazenados na porta da geladeira? Caso eles não fiquem em uma prateleira intermediária (onde a refrigeração é mais intensa), é bem possível que eles estraguem com o tempo e até sejam contaminados pela salmonella (bactéria que causa intoxicação alimentar). Por isso, todo cuidado é pouco!

Para garantir que os ovos fiquem devidamente conservados, em uma área mais refrigerada, a nossa dica é organizá-los em um guardador especial - localizado na primeira, segunda ou até na terceira gaveta. Fica por sua conta!

Bebidas e molhos podem ser organizados na porta

Na hora de organizar a porta da geladeira, a nossa sugestão é dar preferência às bebidas e molhos que não precisam ficar em uma área tão refrigerada, tais como sucos, refrigerantes, potes de mostarda e ketchup. Você também pode colocar potes de azeitona e palmito.

Requeijão, manteiga, iogurte e outros derivados do leite devem ficar na gaveta de cima, onde o ar é mais refrigerado

Para conservar os itens que estragam com mais facilidade, o mais indicado é recorrer às áreas mais refrigeradas da geladeira. Os derivados do leite, em especial, fazem parte desse grupo e, por isso, devem ser organizados na prateleira de cima. A nossa dica é arrumar os iogurtes, a manteiga, o leite e o requeijão nesse setor superior e, depois, preencher com os itens que sobrarem.

Algumas pessoas têm o hábito de colocar o requeijão na porta da geladeira (para facilitar o acesso). Mas assim como no caso dos ovos, isso acaba sendo um erro, considerando que a região da porta sofre uma maior variação de temperatura no dia a dia.

Frutas, legumes e verduras podem ficar na gaveta inferior

Muita gente já tem esse hábito, mas não custa reforçar: frutas, legumes, verduras e diferentes vegetais devem ser guardados na gaveta inferior da geladeira, que é menos refrigerada que os setores de cima. O ideal é que você deixe os alimentos ainda enrolados nos plásticos e, de preferência, sem ser higienizados. Isso porque os vegetais possuem uma proteção natural e, caso você os lave antes de guardar, é possível que eles estraguem com maior rapidez.

Matérias: Alimentação

Ver mais