Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dentro ou fora da geladeira? Descubra onde armazenar cada tipo de alimento
Guia Culinário 28/09/2018

Dentro ou fora da geladeira? Descubra onde armazenar cada tipo de alimento

Ao chegar em casa com as sacolas do mercado é preciso guardar tudo no seu devido lugar. O problema é que às vezes seguimos lógicas próprias para a arrumação ou que foram ensinadas por nossos pais que não estão tão certas assim. Com isso, alimentos que deveriam ir para a geladeira vão para o armário e outros cujo destino era a despensa são colocados justamente no refrigerador. Ficou perdido? Calma, nós elaboramos uma listinha para te ensinar o destino correto de cada alimento:

Açúcar deve ficar em um pote fechado em local seco

Tem muita gente que coloca o açúcar na geladeira. O objetivo muitas vezes nem é fazer ele durar mais tempo, mas sim escondê-lo das formigas. Pois é, mas esse hábito está errado. Isso porque as chances de ele entrar em contato com a umidade só aumentam, o que faz com que ele estrague mais rápido. Ah, e manter o açúcar no seu pacote original também não é a melhor opção para deixar ele conservado. O ideal é colocá-lo em um pote fechado e guardar em um lugar seco.

Com as frutas cada caso é um caso

No caso das frutas depende muito. Abacate, por exemplo, em geral é comprado verde no mercado, então se o objetivo é que ele amadureça mais rápido a geladeira é justamente o lugar onde ele não deveria estar. Já o melão e a melancia, por maiores que sejam, duram muito mais tempo em local refrigerado. O mesmo vale para os morangos, que em geral são comprados em pacotinhos. Já os pêssegos e as mangas só devem ir para a geladeira se estiverem maduros. O resto pode ficar na fruteira mesmo, porque locais frescos e arejados fazem esses alimentos durarem mais.

Ovos devem ficar na geladeira

Se você ainda tinha alguma dúvida sobre o destino dos ovos saiba que eles vão para a geladeira sim! Inclusive, talvez você até já tenha escutado aquela história que deixar ovos na porta geladeira é perigoso para a sua saúde. Só que dessa vez não se trata de uma lenda urbana! Como essa parte da geladeira é a que mais sofre com a variação de temperatura, as chances de o alimento ficar intoxicado com salmonella só aumentam. Por isso, não apenas deixe os ovos em local refrigerado como também mantenha a cartela bem no fundo da geladeira.

Café dura mais se for guardado em um pote na despensa

Viciados em café podem achar que deixar o seu pó na geladeira fará ele durar mais tempo. Ledo engano. Na verdade ao ser refrigerado o seu característico aroma vai pro brejo, sem falar que a umidade faz ele estragar mais rápido. Quer que o produto dure? Deixe ele guardado em um pote vedado em um armário ou na despensa.

Pão estraga mais rápido na geladeira

A validade do pão é bem curta, por isso muita gente prefere deixar ele guardado na geladeira. Atitude certa? Pior que não. O efeito é justamente o contrário: o alimento estraga muito mais rápido. Se quer que ele dure muito uma sugestão é congelar, mas fique de olho: nem sempre no processo de descongelamento ele volta a ficar fresquinho.

Cebola pode durar até 30 dias fora da geladeira

Não apenas a cebola, mas também outros tipos de tubérculo, não devem ir para a geladeira de maneira alguma! Mais uma vez, a umidade apenas acelera o processo de deterioração, e por isso manter esse alimento fora da geladeira é o ideal. Aliás, se ele não tiver sido cortado pode durar até 30 dias! A dica é tentar mantê-lo em um ambiente escuro, que a validade se prolonga mais. Já se tiver cortado a cebola não tem jeito: melhor botar em um potinho fechado e guardar na geladeira mesmo.

Alho pode brotar se for para a geladeira

E por falar em cebola o que dizer do alho? Afinal, esses dois ingredientes muitas vezes são comprados juntos por serem praticamente coringas em receitas de pratos salgados. Pois bem, acredite: ele pode durar até dois meses fora da geladeira! Já se colocar lá dentro a chance de ele brotar e você ganhar um pé de alho sem querer é grande.

Mel deve ficar guardado em temperatura ambiente

Por fim, temos o mel. Verdade seja dita, ele pode sim ser colocado na geladeira, mas o ideal é que fique fora mesmo. Assim você evita que ele acabe cristalizando e consequentemente fique duro. Ao ser refrigerado ele não chega a estragar mais rápido, mas vai ser mais difícil aproveitá-lo nas suas receitas. Por isso, tente deixar esse ingrediente adocicado em um local a temperatura ambiente.

Veja mais