Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Leite instantâneo x integral: quais as diferenças entre eles?
Guia Culinário 02/10/2019

Leite instantâneo x integral: quais as diferenças entre eles?

Amado pela maioria das pessoas, o leite é aquele ingrediente que serve para um monte de coisas – pode ser usado no preparo de bebidas (vitaminas e smoothies, por exemplo), bolos, doces diversos (como o pudim) e até sorvetes caseiros. Mas você já parou para pensar que existem diferentes versões dessa bebida? O leite instantâneo e o integral, por exemplo, garantem praticidade e são encontrados em versões em pó (isto é, precisam ser dissolvidos na água). Interessante, né? Para que você saiba mais sobre as versões do leite, nós listamos as principais diferenças entre o instantâneo e o integral. Confira!

Leite instantâneo dissolve mais rápido na água

O leite instantâneo, como o nome já sugere, tem a capacidade de se dissolver mais rapidamente na água – pois possui uma substância chamada lecitina de soja (que garante uma melhor solubilidade). O integral em pó, por sua vez, costuma demorar mais para dissolver na água, apesar de ter praticamente os mesmos nutrientes do primeiro. Resumindo: o leite instantâneo é ótimo para quem quer ter mais praticidade e agilidade na hora do preparo.

Por que tomar leite em pó?

Nem todo mundo tem o hábito de tomar leite em pó, né? Algumas pessoas preferem a versão líquida e acabam se esquecendo do leite instantâneo e do integral, que são bem práticos. A grande vantagem do leite em pó, na verdade, é que ele tem uma vida útil maior, é bem fácil de armazenar (não precisa ficar dentro da geladeira) e de preparar, pois só precisa ser dissolvido na água.

Para quem mora sozinho e fica com medo de o leite estragar, por exemplo, a nossa sugestão é justamente investir na versão em pó. Quando armazenado da maneira certa, ele tende a durar muito mais – caso venha em uma embalagem plástica, o ideal é transferir o conteúdo para um pote hermético.

As versões em latas de alumínio, por outro lado, já vêm bem armazenadas e podem ser guardadas da mesma forma. Vale lembrar que esse ingrediente – além de ser usado em bebidas – também é útil para o preparo de doces (já experimentou o brigadeiro de leite em pó, por exemplo?) e outras receitas que a versão líquida não permite.