Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Viajando sem preocupações! Aprenda a reduzir os gastos de uma casa vazia
Meu Lar 17/05/2019

Viajando sem preocupações! Aprenda a reduzir os gastos de uma casa vazia

Viajar é tudo de bom, mas a experiência pode ser ainda melhor se você for com a tranquilidade no olhar de quem não vai levar um susto com as contas do mês na volta. Afinal, se não vai ter ninguém em casa, a conta vai ser mais baixa, certo? Bem, até vai, mas não necessariamente esse valor será tão relevante. Mas, com as dicas certas, você pode reduzir drasticamente os gastos com uma casa vazia – e, aí sim, voltar com um sorriso no rosto sem tantas contas pra pagar. Por isso, nós separamos as melhores pra você! Dá uma olhada:

Esvazie a geladeira

Algum tempo antes de viajar comece a se programar para comer tudo o que estiver guardado na geladeira. Essa dica é não apenas para evitar o desperdício, mas também porque esse é o eletrodoméstico que mais gera consumo na casa, então se você for ficar muito tempo longe não faz sentido ele ficar funcionando, não é mesmo? Só um detalhe: a geladeira gasta muita energia para voltar a ficar na temperatura adequada, então só vale a pena desligá-la se for ficar pelo menos alguns dias fora. Já se ainda assim não quiser tirá-la da tomada fica tranquilo, porque temos outras dicas que vão te ajudar a economizar!

Tire os aparelhos da tomada

Você sabia que mesmo em stand by os seus aparelhos gastam luz? Então pode ir tirando da tomada wifi, micro-ondas, televisão e qualquer outro equipamento que você tenha o hábito de deixar conectado o tempo todo. Aliás, essa dica vale também para o dia a dia, viu? Manter tudo desplugado pode fazer uma diferença legal na conta no fim do mês.

Cogite desligar os disjuntores

Mora em casa? Então talvez seja uma boa ideia desligar os disjuntores. Afinal, essa é a maior garantia que você não terá gasto nenhum com a casa vazia. Já caso queira manter a geladeira, saiba que em alguns casos é possível não desligar todos os disjuntores. Por exemplo: você pode manter o de tomada funcionando, mas deixar apenas esse eletrodoméstico plugado. Aí desliga os disjuntores de lâmpada e chuveiro, por exemplo. Mas se liga: só siga essa dica se já estiver familiarizado com o sistema elétrico da sua casa e tiver certeza que não vai ter nenhum problema desligando tudo.

Ligue para as operadoras de telefonia, internet e TV a cabo

Você sabia que é possível cancelar a sua internet por um período mínimo de um mês e máximo quatro? Pois é, esse direito é regulamentado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e vale também para telefonia fixa e TV a cabo. Por isso, caso o seu tempo viajando for de no mínimo um mês ou se você não se importa de ficar uns dias sem esse tipo de serviço para economizar bastante no fim do mês vale a pena ligar para as operadoras que você contratou. Lembre-se: é lei, e caso elas se recusem a cumpri-la você pode fazer uma reclamação na própria Anatel.

Feche o registro da água

Já que não vai ter ninguém em casa não faz sentido deixar o registro de água ligado, não é mesmo? Inclusive, ao desligá-lo você evita problemas que podem causar uma baita dor de cabeça quando você voltar, como possíveis vazamentos. Sem falar que a conta do fim do mês vai vir bem baixinha, né? Lembrando apenas que, mais uma vez, a dica é válida para quem mora em casas, e não apartamentos, onde muitas vezes o registro é um só e é dividido entre os condôminos.