Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tirar manchas de parede não precisa ser difícil! Aprenda a se livrar delas
Meu Lar 20/08/2019

Tirar manchas de parede não precisa ser difícil! Aprenda a se livrar delas

Imagina entrar em casa e ver que seu filho decidiu colorir aquela parede branquinha da sala de estar. Ou então ver que a da cozinha está com várias manchas de gordura. E o que falar daquelas marcas de pés na parede que você detesta? Que dor no coração, né? Manchas na parede são difíceis de evitar, principalmente se você mora com crianças. Mas nada de pânico! Com essas dicas simples, você deixará sua parede brilhando e limpinha como antes.

Misturinha básica de detergente + água morna

Se as manchas da sua parede são fáceis de remover – como as marcas de mãos, pés e de gordura – utilize água morna e detergente. Você pode fazer uma misturinha diluindo o detergente ou uma limpeza concentrada – algo mais apropriado para gorduras difíceis. Nesse segundo caso, aplique o detergente diretamente na mancha, aguarde alguns minutos e retire o produto com um pano úmido embebido em água morna. É tiro e queda!

Para manchas difíceis, vinagre branco

Caso sejam sujeiras mais complexas e de difícil remoção, você pode substituir a água morna da misturinha por vinagre branco. Mergulhe um pano macio na solução e aplique na parede, fazendo movimentos suaves para não desgastar a pintura. Se a mancha insistir, aplique detergente na área, deixe agir por alguns minutos e repita a operação. A solução com vinagre também funciona muito contra manchas de mofo.

Em paredes com tinta acrílica, use álcool + detergente

Já se a sua parede é pintada com tinta acrílica, o mais indicado é fazer a solução com álcool. O modo de limpeza é exatamente igual aos outros, sendo também necessária a utilização de uma esponja ou pano bem macio para não danificar a pintura.

Dica extra para casa com crianças: saponáceo!

Se foram apenas alguns rabiscos feitos a lápis grafite, o ideal é limpar com a boa e velha borracha, suavemente. Mas se seu artista mirim usou materiais mais elaborados para a obra-prima, como lápis de cor, giz de cera ou caneta, o truque é diluir saponáceo em água morna e aplicar na mancha com um paninho. Faça movimentos circulares quando for esfregar o produto.

Não deixe para limpar mancha depois

A principal dica, na verdade, é nunca deixar para limpar a sujeira muito tempo depois. Quando as manchas secam e permanecem na parede fica muito mais difícil removê-las. Por isso, se você sujou, limpe na mesma hora. Isso aumenta as chances de conseguir se livrar das manchas sem dor de cabeça!

Veja mais