Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tabela de peso de roupas: aprenda a calcular quantas peças cabem na lavadora
Cuide Bem 23/06/2021

Tabela de peso de roupas: aprenda a calcular quantas peças cabem na lavadora

Na hora de lavar as roupas, além de acertar na proporção de sabão, é importante maneirar na quantidade de peças que vão à máquina. Isso porque, caso a lavadora fique muito sobrecarregada, é possível que as roupas danifiquem (grudem no batedor, por exemplo) e não fiquem bem limpas. Então, para que você não cometa esse erro, nós preparamos uma tabela de peso de roupas bem simples de seguir. Assim, é possível calcular quantas peças cabem na lavadora para utilizar a sua capacidade da melhor forma possível – o que também garante uma boa economia de água e de energia. Confira!

Como calcular quantas peças cabem na máquina de lavar

Antes de tudo, é importante destacar um ponto muito importante: além de levar em conta o peso das roupas – que, somadas, não devem ultrapassar a capacidade da máquina em questão -, é importante considerar o volume geral das peças que serão lavadas. Afinal, é necessário que as roupas não fiquem muito juntas (tenham espaço para circular) durante o ciclo de lavagem.

Um cobertor de casal relativamente fino, mas bem volumoso, por exemplo, costuma pesar cerca de 2,5 kg. Logo, em uma máquina de 11 kg, teoricamente, seria possível lavar até 4 desses cobertores secos em um mesmo ciclo. No entanto, por serem muito volumosas, essas peças juntas não cabem dentro do tambor da máquina – ou então ficam muito espremidas, o que não permite uma boa lavagem. Por isso, o ideal é lavar apenas um cobertor ou no máximo dois (caso ambos não sejam muito volumosos) por vez. Resumindo: antes mesmo de levar em conta o peso da roupa, é fundamental usar o bom senso para que a máquina não fique cheia.

Ao lavar peças menores, como blusas, shorts, calças e vestidos, a lógica deve ser a mesma. Ou seja, caso o peso das roupas juntas seja igual ou semelhante ao do permitido na máquina (11 kg, por exemplo), mas o volume seja muito grande, o ideal é não colocar todas as peças na lavadora de uma vez. Uma boa dica para não errar nesse quesito é lembrar de preencher a máquina até a metade ou, no máximo, um pouco acima desse ponto – independente de qual seja a quantidade ou o peso das peças. Dessa forma, durante o ciclo de lavagem, as roupas terão espaço suficiente para circularem e serem lavadas em todos os pontos. Vale lembrar que você nunca deve colocar roupas dobradas – é importante que elas estejam bem esticadas e possivelmente viradas do avesso para que a lavagem ocorra da melhor possível.

Tabela de peso de roupas para se guiar na lavagem

Embora seja necessário levar em conta, antes de tudo, o volume das peças, também é importante ter uma noção do peso de cada roupa para não exigir demais da máquina no fim das contas. Aqui, nós separamos uma lista com o peso médio de cada peça e respondemos algumas dúvidas comuns:

Calça jeans de adulto: 700 g

Calça jeans de criança: 400 g

Jaqueta jeans: entre 700 g e 800 g

Camiseta de algodão: 200 g

Peças íntimas: entre 50 g e 100 g

Conjunto de pijama: 500 g

Conjunto de moletom adulto: entre 700 g e 800 g

Lençol de solteiro: entre 300 g e 500 g

Lençol de casal: 800 g

Fronha de travesseiro: 50 g

Toalha de banho: 500 g

Toalha de rosto: 250 g

Toalha de pés: 250 g

Toalha de mesa: entre 250 g e 500 g (dependendo do tamanho)

Quantas toalhas de banho posso lavar na máquina de 11 kg?

Levando em conta que uma toalha de banho pesa em média 500 g, seria possível lavar 20 ao mesmo tempo em uma máquina de 11 kg. No entanto, é fundamental levar em conta o volume, ok? Coloque as toalhas até preencher a metade da lavadora. É possível que não caibam todas em um primeiro momento – sendo esse o caso caso, separe o resto para um outro ciclo de lavagem.

Como saber o peso das roupas?

Para descobrir o peso exato de cada peça do seu armário, é necessário utilizar uma balança – para facilitar, deixe-a dobrada (seca e nunca molhada) na hora de pesar. Uma boa dica para se organizar melhor nesse assunto é separar um dia para pesar todas as roupas e, então, anotar tudo em uma planilha para não esquecer.

Veja mais