Lavanderia

Com que frequência eu boto a roupa para lavar? Descubra o tempo médio ideal para cada tipo de peça

Cada peça de roupa tem um tempo recomendado para a lavagem, por isso é preciso ficar atento ao de cada um para poupar tempo e energia
Cada peça de roupa tem um tempo recomendado para a lavagem, por isso é preciso ficar atento ao de cada um para poupar tempo e energia

Quando a roupa não está visivelmente suja, e nem com cheiro ruim, costumamos guardá-las por mais um tempo para não precisar gastar o tecido com lavagens excessivas - e para poupar trabalho também, é claro! No entanto, você sabia que cada peça tem um tempo ideal de lavagem? E se guiar por ele é a dica para você higienizar suas roupas de forma correta. Então, para te ajudar nessa missão, preparamos um guia com a frequência mais recomendada para cada uma. Confira!

1. Roupa íntima

Com as roupas íntimas - o que inclui meias e sutiãs - não tem jeito de enrolar: a lavagem deve ser a cada uso! Isso porque elas ficam em contato com partes do corpo que podem acumular muitas bactérias e fungos depois de usadas.

Ah, e vale lembrar que o hábito de lavar essas peças no banheiro não é recomendado, já que a umidade do local contribui para a proliferação de bactérias.

2. Roupas de dormir

Em geral, uma lavagem semanal é suficiente para roupas de dormir. Mas, nos dias de calor ou para pessoas que transpiram demais, vale lavar o pijama ou camisola a cada uso ou de dois em dois dias.

3. Camisas

Se não estiverem sujas ou com cheiro desagradável, as camisas podem ser usadas até duas vezes sem que precisem ser lavadas. Mas, se apresentarem qualquer uma das duas situações, precisam ser higienizadas já no primeiro uso. Nos dias mais quentes, inclusive, essa costuma ser a melhor opção.

4. Casacos e jaquetas

No caso de casacos e jaquetas, que costumam ter um material mais resistente e em geral não entram em contato direto com o corpo, a lavagem não precisa ser sempre depois do uso - mas, sim, quando começam a ficar com mau cheiro ou com uma sujeirinha visível. Se a roupa não apresentar odor, tiver sido usada poucas vezes e a sujeira estiver localizada em um único ponto da roupa, dá até para passar apenas um pano umedecido.

5. Vestidos

Ainda que não estejam sujos ou com cheiro desagradável, os vestidos precisam ser levados depois de cada uso por entrarem em contato direto com mais áreas do corpo. Mas, para que o tecido não seja danificado ou se desgaste com o excesso de lavagens, a dica é preferir a lavagem manual e a secagem à sombra.

6. Saias, calças e shorts

As calças, saias e shorts podem ser lavados apenas quando começarem a ficar sujos ou com cheiro ruim - principalmente se forem jeans.

Dica: se quiser deixar a peça com um cheiro mais agradável sem recorrer a uma lavagem completa (se ela ainda segurar por mais alguns dias, é claro) vale fazer uma solução com água e amaciante para colocar no borrifador. Assim, é só borrifar o líquido na peça depois de usar e deixá-la fora do guarda-roupa enquanto seca.

Matérias: Lavanderia

Ver mais