Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cuidados para ter com a máquina de lavar roupas para que ela continue funcionando bem
Cuide Bem 27/09/2019

Cuidados para ter com a máquina de lavar roupas para que ela continue funcionando bem

Aproveitar todas as funções da máquina de lavar é uma das melhores coisas que tem, né? Você pode usar diferentes ciclos e velocidades, centrifugar, tirar manchas e, em alguns casos, até secar as roupas. Uma verdadeira mão na roda! Mas, para que a lavadora esteja sempre em bom estado e em perfeito funcionamento, é fundamental que você tome alguns cuidados no dia a dia. Quer aprender a cuidar da máquina de lavar direitinho? Nós separamos dicas certeiras. Confira!

Limpe a parte interna da máquina ao menos uma vez por mês

Um dos cuidados mais importantes é justamente manter uma rotina de limpeza da máquina. Não adianta apenas passar um paninho na parte de fora – também é necessário, ao menos uma vez por mês, fazer uma limpeza no tambor, nas gavetas e em toda a parte de dentro da lavadora.

Para isso, o ideal é que você encha a máquina com água morna, acrescente vinagre e, então, ligue no ciclo mais curto que tiver. Assim, ela ficará bem limpa e livre de microrganismos, por conta da ação do vinagre. Não se esqueça de remover as borrachinhas e gavetas para fazer a devida limpeza. Desse jeito, pode apostar que a máquina ficará bem conservada!

Não sobrecarregue a lavadora com a quantidade de roupas errada

Também é importante tomar cuidado para não exagerar na quantidade de roupas na hora da lavagem. Caso isso aconteça, a máquina tende a ficar muito sobrecarregada e, por isso, não consegue trabalhar com eficiência. Nos piores casos, ela pode perder eficácia na movimentação do tambor ou até danificá-lo de vez. Para evitar esse problema, a nossa sugestão é que você sempre leia as instruções da máquina e nunca coloque uma quantidade muito grande de roupas por vez. Seguindo essa dica, não tem erro!

Verifique os bolsos das roupas antes de colocar para lavar

Na hora de separar as roupas para lavar, é muito importante que você não se esqueça de verificar os bolsos. Às vezes nós esquecemos moedas, chaves, grampos e outros itens que podem arranhar ou danificar a parte interna da máquina. Além disso, lembre-se de fechar os zíperes de calças, short e casacos. Tomando esse cuidado, você evita que objetos fiquem presos na parte de dentro da máquina ou arranhem o tambor.

Lembre-se de limpar o filtro com certa frequência

Além de limpar toda a parte interna da lavadora, também é necessário que você remova o filtro de vez em quando para limpá-lo por completo. Comece desligando a máquina da tomada, remova o filtro com cuidado e, então, passe o lado macio de uma esponja para tirar todos os fios e sujeiras acumulados na peça. Depois, é importante que você encaixe o filtro novamente na posição certa. Você pode fazer essa limpeza uma vez por mês ou a cada dois meses no máximo, ok? Fica a sugestão!