Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Funções da máquina de lavar: aprenda a usar a lavadora com eficácia
Cuide Bem 18/06/2019

Funções da máquina de lavar: aprenda a usar a lavadora com eficácia

Você conhece bem as funções da sua máquina de lavar? Muitos pensam que já sabem o tudo – mas, às vezes, existem algumas que as pessoas desconhecem e que poderiam ser muito úteis no dia a dia de lavagem de roupas. Para que você aprenda mais sobre a sua lavadora, nós explicamos como funcionam os ciclos básicos e citamos as principais funções. Confira e otimize o uso da sua máquina!

Além das funções básicas de lavar, enxaguar e centrifugar, existem outros modos mais sofisticados

A maioria das máquinas de lavar modernas conta três ciclos básicos de funcionamento, que servem, respectivamente, para lavar, enxaguar e centrifugar. No primeiro modo, as roupas são devidamente lavadas com sabão e com possíveis produtos extras (como amaciante). Já no segundo, os itens são apenas enxaguados com água limpa para, depois, serem centrifugados no terceiro ciclo. O modo “centrifugar” serve para retirar o excesso de água das roupas e, assim, agilizar o processo de secagem. No entanto, é importante que você não o confunda com o modo “secagem” que, de fato, já entrega as roupas devidamente secas. Existem máquinas que funcionam como lavadoras e secadoras – opções interessantes para quem não conta com muito espaço em casa para estender roupas.

Existem programas de lavagem para diferentes tipos de roupas e tecidos

Além dos três ciclos básicos da máquina, é importante que você também conheça as funções extras que a lavadora tem para oferecer. Geralmente, as máquinas de lavar vêm com programas de lavagem para diferentes tipos de roupas: íntimas, delicadas (como de seda ou bordadas), de algodão, jeans, de esporte (nylon e elastano, por exemplo), roupas de bebês, edredons e por aí vai. Algumas até vêm com o programa “Lava tênis”, que permite que você lave cerca de dois pares por vez. Neste caso, uma boa dica é também usar um saco de lavagem para envolver os calçados e, assim, protegê-los dentro da máquina no processo de lavagem.

Além disso, esses programas vêm com timer para que você regule o tempo de lavagem das roupas. Também é possível regular a velocidades de todos os ciclos – existem máquinas com 4 velocidades diferentes de centrifugação, por exemplo. Por isso, a nossa dica é atentar ao manual desde cedo para descobrir todas as funções e conhecer a fundo a sua lavadora.

Conheça funções específicas que facilitam a lavagem

Muitas máquinas de lavar de hoje em dia vêm com funções modernas e específicas que facilitam muito o trabalho no dia a dia. Dá uma olhada nas que mais se destacam:

Função adiar lavagem

Essa função é muito útil permite que você programe a lavagem das roupas para um outro horário. Assim, é possível coordenar a máquina para funcionar de madrugada ou na hora mais conveniente de acordo com a sua rotina. Interessante, né?

Lavagem com esterilização

Muito útil para a lavagem de roupas de bebês, a lavagem com esterilização ajuda a remover bactérias e sujeiras pequenas nos tecidos. Algumas máquinas vêm com essa tecnologia e têm um funcionamento bem interessante – contam com partículas de prata que ajudam a remover os micro-organismos das roupas.

Função tira manchas

Essa função serve para remover manchas de tudo quanto é tipo em partes mais difíceis (como mangas e colarinhos de roupas). Geralmente, esse modo utiliza água em temperatura quente ou morna.

Lava rápido

Para quem precisa lavar as roupas com rapidez, essa função acaba sendo a mais útil de todas. Ela permite que você programe uma lavagem bem rápida (geralmente de 30 minutos). No entanto, o ideal é que você recorra a ela apenas quando realmente houver necessidade de urgência. Em outros casos, o indicado é usar ciclos mais longos para garantir uma lavagem impecável.

Função passa-fácil

Como o nome já indica, essa opção faz com que as roupas saiam ligeiramente “passadas” da máquina – ou seja, menos amassadas para que facilite na hora de passar o ferro. Geralmente, essa função vem em máquinas lavadoras e secadoras.

Lavagem por tipo de sujeira

Sabia que também dá para regular a lavagem de acordo com o nível de sujeira das roupas? Essa função permite acionar uma limpeza mais pesada para limpar itens realmente sujos.

Obs.: Vale destacar que a maioria das máquinas também permite que você acione um sistema de “aquecimento” para usar água quente na lavagem de algumas roupas. Esse diferencial é ótimo para remover manchas e sujeiras mais profundas. Fica a dica!