Economia do lar

Sobrou ovo de Páscoa? Aprenda a reaproveitar o chocolate que restou

Use restos de ovos de Páscoa para preparar um fondue caseiro
Use restos de ovos de Páscoa para preparar um fondue caseiro

Você é o tipo de pessoa que come o ovo de chocolate todo de uma vez ou aos poucos (e até esquece que ele existe)? Para quem costuma deixar uma parte do ovo de Páscoa sobrando, a boa notícia é que existem inúmeras formas de aproveitá-lo em outras receitas. Para te ajudar, nós separamos dicas de como fazer isso de forma simples, sem desperdiçar chocolate e criando novas sobremesas. Confira!

Prepare uma mousse de chocolate

Você já pensou em preparar mousse de chocolate usando os restos dos ovos da Páscoa? Esse doce é bem simples de preparar e fica uma delícia com diferentes tipos de chocolate. Para preparar, junte todos os restos de ovos (o ideal é que dê cerca de 100 g de chocolate) e, então, derreta com ½ colher de sopa de manteiga em banho-maria. Além disso, você vai precisar de 4 ovos e 2 colheres de sopa de açúcar. Bata as claras em neve, misture as gemas com açúcar, junte tudo, misture bem e leve à geladeira. O resultado fica delicioso!

Faça um fondue caseiro

Outra dica interessante é preparar um fondue caseiro para comer com marshmallows, biscoitos, frutas (morango, banana e uva, por exemplo) e curtir uma noite de jogos com os amigos. Para preparar esse doce basta derreter todo o chocolate (junte todos os restos de ovos) em banho-maria com creme de leite a gosto. Coloque o chocolate quente em um recipiente e sirva com guloseimas. Não tem quem resista!

Que tal usar para incrementar o café?

Para evitar que os restos de chocolate estraguem ou sejam desperdiçados, a nossa dica é usá-los para incrementar o café no dia a dia. Você pode preparar o café normalmente, adicionar leite e jogar o chocolate dentro. Assim, os pedaços vão derretendo aos poucos, acrescentando um sabor incrível. Outra dica interessante é derreter o chocolate antes - coloque os pedaços em um pote de vidro e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Depois, mexa com uma colher e, se necessário, coloque para esquentar por mais 30 segundos. Em seguida, é só acrescentar o chocolate derretido à xícara de café. Uma delícia, né?

Use em receitas de caldas, bolos, geladinhos, brownies e outros doces

Vale destacar que existem outras receitas deliciosas que podem ser preparadas com restos de ovos de Páscoa. Você pode preparar chocolate quente - basta derreter o ovo em um recipiente com leite a gosto. Outra dica interessante é usar o chocolate para fazer caldas, sacolés ou até mesmo aplicá-lo no preparo de massas (bolos, biscoitos e brownies, por exemplo).

Para preparar geladinhos gourmet, por exemplo, você pode derreter todo o resto dos ovos no micro-ondas (cerca de 100 g de chocolate), acrescentar 1 lata de leite condensado, uma de creme de leite, misturar bem e, então, colocar em saquinhos plásticos com a ajuda de um funil. Acrescente também granulados para enfeitar. Você pode preparar geladinhos para vender ou até para servir de sobremesa em casa. Interessante, né?

Matérias: Economia do lar

Ver mais