Alimentação

Como derreter chocolate em barra? As dicas para não errar no passo a passo das receitas

Para derreter chocolate em barra, uma boa dica é recorrer ao método banho-maria
Para derreter chocolate em barra, uma boa dica é recorrer ao método banho-maria

Para preparar receitas como mousse, brownie, torta, ovo de Páscoa e outras sobremesas, é necessário, muitas vezes, derreter barras de chocolate. A boa notícia é que isso é bem simples de fazer - basta recorrer ao micro-ondas ou ao método banho-maria. Para te ajudar nesse assunto, nós preparamos uma matéria com dicas para derreter chocolate em barra sem cometer erros. Confira!

Comece cortando a barra em pedaços pequenos

A primeira coisa que você precisa fazer é cortar a barra de chocolate em pedaços pequenos - assim, o processo de derretimento será bem mais rápido! Use uma faca para cortar o chocolate em cubinhos ou em folhas finas. Bem simples, né?

Recorra ao micro-ondas

Após cortar a barra de chocolate, você deve colocar os pedacinhos em um recipiente de vidro ou cerâmica. Em seguida, coloque o pote dentro do micro-ondas (com o aparelho na potência média) e derreta durante 1 minuto. Depois, mexa o chocolate com uma colher seca e, então, coloque para derreter por mais 1 minuto.

Geralmente, o chocolate fica praticamente todo derretido após 2 minutos no micro-ondas. No entanto, caso isso não aconteça, passe a colocar de 30 em 30 segundos até que os pedacinhos sumam completamente. É importante que você tire o pote do micro-ondas apenas quando o chocolate estiver completamente derretido, ok?

Cuidado para não exagerar no tempo e, assim, queimar o chocolate

Para derreter barras de chocolate no micro-ondas de forma correta é necessário tomar muito cuidado para não exagerar no tempo. Caso você se esqueça de mexer o chocolate a cada 1 minuto, por exemplo, é possível que ele fique esturricado no final. Portanto, lembre-se de selecionar o tempo do micro-ondas com cautela (nunca coloque 2 minutos seguidos, por exemplo).

Já ouviu falar no método banho-maria?

Quando se trata de derreter chocolate ao leite, branco, meio amargo etc., o método "banho-maria" é um dos mais indicados. Para fazer, você vai precisar de dois recipientes: uma panela cheia d'água e uma tigela (ou leiteira) para colocar os pedaços de chocolate.

Coloque a panela com água no fogão e ligue o fogo baixo. Em seguida, coloque a tigela (já com os chocolates picados) dentro da panela. A ideia é que o chocolate derreta pelo contato da água quente e não pelo fogo direto. No entanto, é importante que você tome cuidado para não deixar a água ferver - caso isso aconteça, desligue o fogo temporariamente.

Nesse modo de preparo, você também pode colocar creme de leite, marshmallow e outros ingredientes para derreter junto com o chocolate. Assim, você prepara recheios, caldas, mousses e outras receitas de dar água na boca. Dá vontade de experimentar, não é mesmo?

Matérias: Alimentação

Ver mais